Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água | Águas Alta Floresta

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Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água

Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água

23 de September de 2021

Iniciativa faz parte do plano de eficiência da Águas Alta Floresta


A redução de perdas reais e aparentes na captação e distribuição de água é um dos trabalhos executados pela Águas Alta Floresta no município. As ações fazem parte do plano de gestão operacional e investimentos da concessionária, cumprindo também a estratégia de sustentabilidade no eixo “Eficiência na gestão do ciclo da água” e tem como objetivo a melhoria contínua no serviço prestado à população. O trabalho integra ainda o Plano de Estiagem da empresa, que conta com ações visando a melhoria no serviço durante o período de seca, tendo como objetivo evitar a falta de água.

 

Quanto às perdas, um dos focos de atenção é o registro de vazamentos na rede de abastecimento, que vem recebendo ações de monitoramento, troca de equipamentos e outros investimentos. O resultado é uma redução de até 50% no tempo de atendimento. Em Alta Floresta, desde 2019, é executado o programa de pesquisa de vazamento, com o monitoramento do sistema de abastecimento da concessionária. Utilizando métodos acústicos e equipamentos como a haste de escuta e o geofone eletrônico, uma equipe monitora a rede para identificar vazamentos.

 

De janeiro a junho, cerca de 70 pontos de vazamento foram encontrados pela Águas Alta Floresta, sendo 20 em pontos não visíveis e que exigiram esforços redobrados no trabalho de identificação. Com as correções e outras medidas de combate aos vazamentos, a concessionária reduziu em 70 milhões de litros de água produzida. O valor corresponde a cerca de oito dias de abastecimento na cidade.

 

De acordo com a Diretora de operações da concessionária, Julie Campbell, a redução de vazamentos na rede contribui com o combate ao desperdício de água. Algumas ações já implantadas na cidade têm auxiliado nesta redução, como renovação do parque de medidores de vazão do tipo eletromagnético, que mede o volume captado e o distribuído para a certificação dos valores, e a aplicação de novas tecnologias nos hidrômetros que passam a ser aplicados no modelo volumétrico.

“Uma das nossas preocupações em relação às perdas é verificar se o que está sendo captado corresponde ao distribuído à população de Alta Floresta. Quando estes números não coincidem significa que estamos perdendo algo. A eficiência na gestão do ciclo da água é um eixo muito importante para a concessionária e tem sido cada vez mais trabalhado junto às equipes”, pontua.

 

Outra ação de destaque em Alta Floresta focado na recuperação de perdas é o trabalho de gestão das equipes de atendimento. Graças a um novo alinhamento e reprogramação de prioridades, o tempo de execução dos serviços de recuperação de vazamentos caiu praticamente pela metade.

 

“Passamos a monitorar o tempo de intervenção das equipes desde a abertura da ordem de serviço, com a reclamação do cliente, até a finalização do trabalho. Atualmente, o prazo está em cinco horas, justamente porque compreendemos a gravidade de um vazamento na rede de água. Lembrando que o previsto em contrato é finalizar o serviço em até 24 horas”, explica a Diretora de operações da Águas Alta Floresta.

 

A concessionária prevê ainda para este ano, a instalação de novos equipamentos que contribuem na gestão de perdas evitando que haja desperdício durante reparos e manutenções. Outra novidade é o projeto de modelagem hidráulica, criado em 2018 e que em 2021 passa pela fase de calibração e testes. A proposta informatiza todo o sistema de água e esgoto do município, possibilitando que as equipes visualizem os impactos de futuras intervenções na região, diminuindo algum possível transtorno para todos os nossos clientes.


Consumo consciente – Para demonstrar à população a necessidade da economia de água neste período de seca, a companhia lançou no mês de julho uma campanha de consumo consciente, com o mote “Água: A melhor fonte é o seu cuidado”, e produziu conteúdos com orientações básicas e que podem ser seguidas no dia a dia. A ideia é auxiliar os clientes com práticas mais econômicas e sustentáveis e que evitem o desperdício. Compõe também o planejamento, a emissão de boletins informativos com alertas de estiagem, níveis dos reservatórios e locais mais afetadas pelo baixo volume de água. Além disso, iniciou-se um movimento com a hashtag #suadiferença que está movimentando as redes sociais com boas práticas.


Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

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