Águas Alta Floresta apresenta melhorias realizadas para o período de estiagem | Águas Alta Floresta
Notícias
Águas Alta Floresta apresenta melhorias realizadas para o período de estiagem
19 de agosto de 2022
Na última quarta-feira (17.08), a Águas Alta Floresta, empresa do Grupo Iguá, dando continuidade à transparência de suas ações com vistas ao enfrentamento do período de seca, apresentou as melhorias executadas e contempladas no Plano de Estiagem a representantes do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Saúde, Vigilância Sanitária e Defensoria Pública que, juntamente com outros membros da sociedade, formam o Grupo de Estiagem.
Entre os avanços realizados em 2022 pela concessionária, que auxiliarão nesta época do ano trazendo maior uniformidade ao abastecimento do município, estão: construção de um novo reservatório de 1 milhão de litros de água – ampliando da capacidade de reservação do município; instalação de um reservatório flexível e de boosters no bairro Cidade Alta; instalação de geradores de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA). Além de melhorias do conjunto de motobombas localizadas na Captação e a conclusão do projeto de automatização e telemetria para o controle da água e tratamento de esgoto.
Além das ações desenvolvidas, a concessionária alerta para a importância do consumo consciente. Em um comparativo entre os meses de julho/2022 e agosto/2022, a média de produção diária apresentou um aumento de 4% devido à demanda de consumo, o que representa mais de 12 milhões de litros de água.
Sobre o encontro, o diretor operacional da concessionária, Christopher Alves, ressaltou a importância desse momento de apresentação das ações ao Grupo de Estiagem, que possui um papel muito importante. “ É um momento não só de apresentarmos o que temos feito em prol da população, especialmente para este período de seca e para manutenção do abastecimento, mas também de ouvir o que as outras partes têm a contribuir com o plano. Desta forma, podemos trazer uma série de ações conjuntas e, assim, proporcionar maior conforto e regularidade do abastecimento nas residências”, reforçou.
Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.