Águas Alta Floresta celebra os 46 anos de fundação da cidade | Águas Alta Floresta

Notícias

Águas Alta Floresta celebra os 46 anos de fundação da cidade

Águas Alta Floresta celebra os 46 anos de fundação da cidade

17 de May de 2022


 

No dia 19 de maio Alta Floresta completa 46 anos de fundação, destacando-se como um município em franco crescimento na região norte de Mato Grosso por sua posição estratégica para o agronegócio. A Águas Alta Floresta, empresa controlada pela Iguá Saneamento, parabeniza a cidade e celebra a oportunidade de poder participar da construção dessa história por meio da universalização do acesso à água e coleta e tratamento de esgoto.


Para garantir a efetividade desse compromisso, a Águas Alta Floresta traçou um amplo projeto de modernização voltado à gestão do ciclo da água. Entre as ações estão as melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), com a substituição de equipamentos que ampliam a eficiência do tratamento da água produzida e distribuída, gestão operacional de perdas, assim como investimentos em automação das unidades operacionais. Além disso, a Águas Alta Floresta realizou obras na rede de abastecimento de água beneficiando 22 bairros e anuncia ampliação da capacidade de reservação com a construção de um novo reservatório apoiado (RAP).


Acompanhando o desenvolvimento da cidade, a empresa trabalha para fortalecer o sistema de esgotamento sanitário com investimentos aplicados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como a ampliação da eficiência das lagoas de tratamento de efluentes e a implantação de sistema de aeração, que reduz a carga poluidora ao acelerar a decomposição de matéria orgânica. Além disso, adquiriu um caminhão tanque hidrojato para a limpeza e desobstrução de redes; e ainda realizou a instalação de 2.600 metros de novas tubulações na Avenida Perimetral Deputado Rogério Silva, levando esse benefício a milhares de pessoas.


Vale destacar o trabalho realizado pelas Águas Alta Floresta em 2021 visando a redução do impacto da estiagem no município. A concessionária integrou um grupo criado especialmente com esse fim e anunciou ações como a implantação de reservatório flexível, mapeamento de represas auxiliares, investimentos e melhorias operacionais, além da conscientização da população para o uso consciente da água.


“Nos últimos anos temos reforçado nossa atuação no município com uma série de obras de modernização e melhoria no sistema de abastecimento, investimento em controle de qualidade e iniciativas de âmbito social voltadas à comunidade. São avanços que fortalecem o nosso compromisso a população alta florestense”, ressalta o diretor geral da Águas Alta Floresta Renato Camargo. “É a forma que temos de retribuir toda a confiança depositada na empresa e fornecer as condições para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo”, finaliza.


Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

 

voltar