Águas Alta Floresta implanta aeradores e inova na captação de água bruta | Águas Alta Floresta

Notícias

Águas Alta Floresta implanta aeradores e inova na captação de água bruta

Águas Alta Floresta implanta aeradores e inova na captação de água bruta

29 de fevereiro de 2024

Alta Floresta, 29 de fevereiro de 2024 – A Águas Alta Floresta é a primeira operação do Grupo Iguá Saneamento a usar aeradores na fase de captação de água bruta. Os equipamentos, testados e com eficiência operacional já comprovada, foram instalados no rio Taxidermista I em outubro de 2023. Desde então, o método tem contribuído com a manutenção da qualidade da água no município.

A técnica consiste em adicionar gás oxigênio na água para reduzir os níveis de elementos como ferro e manganês, por meio da tecnologia chamada aerovor. Devido a características ambientais, a região de Alta Floresta possui grande concentração desses componentes, condição que demanda a adoção de estratégias que garantam a qualidade do recurso hídrico, em conformidade com a portaria nº888/21, que dispõe sobre o padrão de potabilidade da água para consumo humano.  

"A estratégia é um meio mais natural de executar esse processo e diminui o uso de químicos que atuam com o mesmo fim. Dessa forma, temos maior garantia de qualidade da água, visto que agora atuamos com mais de um processo para tratamento", explica o gerente operacional, Cristian Martarello. 

Segundo o gestor, a qualidade da água é resultado de uma soma de fatores. "Trabalhamos com um conjunto de ações que reflete na qualidade do produto recebido pelo consumidor, por isso, adotar novas práticas contribui para que o procedimento aumente sua eficácia", afirma. 

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta atua nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, desde 2002. A companhia, que atende mais de 58 mil pessoas, tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, a concessionária faz parte do Grupo Iguá, uma das principais empresas privadas do setor, presente em 27 municípios brasileiros e atendendo 3 milhões de pessoas com o propósito em ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br
voltar