Águas Alta Floresta investe em tecnologia para tratamento de efluentes | Águas Alta Floresta

Notícias

Águas Alta Floresta investe em tecnologia para tratamento de efluentes

Águas Alta Floresta investe em tecnologia para tratamento de efluentes

07 de dezembro de 2021

Com o intuito de modernizar o tratamento de efluentes, a companhia concluiu a implantação do sistema de aeração na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A aquisição desses equipamentos contribui para garantir a qualidade do esgoto, reduzindo a carga poluidora e aumentando a eficiência.

 

O tratamento de esgoto é um grande aliado para a manutenção da saúde pública, evitando o surgimento de diversas doenças, o que impacta diretamente na qualidade de vida da população. O sistema de aeração implantado (aeradores), ao rodarem em alta velocidade, causam um grande turbilhonamento dentro da lagoa, inserindo o oxigênio atmosférico na massa líquida, onde ele se dissolve. Com isso, a decomposição da matéria orgânica ocorre mais rápida.

 

“A Águas Alta Floresta tem desempenhado um papel importante na implementação de soluções eficazes e sustentáveis que consigam trazer resultados produtivos.  Com a tecnologia realizando grandes ações e a busca por formas de melhorias, encontramos o sistema de aeração, que possui alta performance para o tratamento existente”, ressalta a diretora geral da companhia, Julie Campbell. 

 

A iniciativa faz parte do plano estratégico SERR, iniciado em 2018, pautada em quatro eixos de atuação: Segurança Hídrica; Eficiência na Gestão do Ciclo da Água; Responsabilidade na Coleta e Tratamento de Esgoto; e Respeito às Pessoas. Por meio dele a concessionária vem buscando aumentar sua contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios de atuação.


Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.



voltar