Águas Alta Floresta moderniza sistemas de água e esgoto | Águas Alta Floresta
Notícias
Águas Alta Floresta moderniza sistemas de água e esgoto
18 de maio de 2021
No dia 19 de maio Alta Floresta completou 45 anos de fundação e a Águas Alta Floresta, empresa controlada pela Iguá Saneamento, celebra a data anunciando melhorias estruturais e de modernização nos sistemas de água e esgoto. São obras planejadas para diferentes frentes, inclusive as preparatórias para o período de estiagem que se inicia, e que reforçam o compromisso da empresa com a cidade. Os projetos para 2021 contemplam, todo o ciclo da água, e vão desde o cuidado com a captação dos rios que abastecem a cidade, até a chegada da água potável nas torneiras e o caminho de volta à natureza em segurança.
Entre as ações está a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), com a substituição de equipamentos (floculadores) que ampliam a eficiência do tratamento da água produzida e distribuída. “Neste caso será feita a substituição de toda a parte hidráulica dos equipamentos, para garantir a adequada operação da unidade”, explica o gerente operacional da Águas Alta Floresta, Christopher Alves.
Já o sistema de abastecimento de água receberá a instalação das Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), que contribuem para eficiência na gestão do controle de perdas físicas, assim como investimentos em automação das unidades operacionais, que ampliam a eficiência operacional elevando a qualidade de vida da comunidade e o cuidado com meio ambiente. Outra importante ação é o programa permanente de combate às perdas, o trabalho integrado dos setores comercial e operacional, evitou no mês de fevereiro o desperdício de mais de 17 milhões de litros de água tratada em vazamentos nas tubulações e ligações clandestinas na rede de abastecimento.
Os planos incluem ainda melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como a dragagem do lodo das duas lagoas, que integram o sistema de tratamento de efluentes. Com o investimento aplicado, o processo de tratamento da carga orgânica que é devolvida para o rio será otimizado. “Os investimentos em coleta e tratamento de esgoto são essenciais para saúde e qualidade de vida do cidadão altaflorestrense”, lembra Alves.
Novos desafios – O ano de 2021 traz um grande desafio para Águas Alta Floresta: a estiagem. A concessionária em conjunto com líderes setoriais tem promovido uma série de ações que visam minimizar os possíveis danos causados pelo fenômeno climático que impacta na disponibilidade hídrica. Para isso, Christopher Alves informa que, está sendo feita a aquisição de um reservatório flexível com capacidade de armazenamento de 800 mil litros de água tratada. Outras frentes incluem a substituição de bombas da captação e a automação do sistema, bem como a instalação de geradores de energia e caminhão pipa à disposição para o caso de emergências.
“São muitos os desafios, mas trabalhamos com determinação e foco na manutenção da excelência técnica dos serviços prestados, na gestão da eficiência produtiva e no comprometimento com o meio ambiente. Todos os esforços demonstram o nosso engajamento em contribuir de forma efetiva para o crescimento e desenvolvimento do município”, reforça.
Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.