Águas Alta Floresta realiza Curso de Perdas Internas para frequentadores do CRAS | Águas Alta Floresta
Notícias
Águas Alta Floresta realiza Curso de Perdas Internas para frequentadores do CRAS
04 de agosto de 2023
A Águas Alta Floresta, empresa do grupo Iguá, participou de um encontro com os frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. O grupo, que tinha cerca de 40 pessoas, recebeu dicas sobre consumo consciente, identificação de vazamentos internos, reutilização de água e sobre os serviços que são realizados pela concessionária.
O curso contou com a coordenação do gerente operacional da companhia, Cristian Martarello, que, com o auxílio do encarregado de operações Emerson Caetano de Souza e do encanador Ozeias Dickmann de Araújo, passou uma série de informações importantes para os participantes, boa parte proveniente de famílias carentes do município. “O principal intuito foi mostrar a essas pessoas como medidas relativamente simples podem reduzir e proporcionar mais qualidade de vida”, explicou.
Um dos principais assuntos, segundo o gerente, foi o consumo consciente, que tem reflexos positivos para todo o sistema e o meio ambiente. Foram mostrados quais são os principais vilões do desperdício, como a falta de boia nas caixas d’água, descargas de banheiro desreguladas. Também foram passadas dicas de como identificar vazamentos, o que pode ser feito, por exemplo, com o acompanhamento dos valores mostrados pelo hidrômetro.
Outro ponto que ganhou atenção foi o reaproveitamento como fator de redução do consumo, o que pode ser feito com a reutilização da água da máquina de lavar e do aparelho de ar-condicionado. “São dicas importantes principalmente neste período de estiagem, quando os níveis dos rios estão baixos e isso pode impactar o fornecimento. Mostramos que é possível reduzir os gastos, ajudando assim a população”, ressaltou.
Além disso, durante o encontro foram abordadas questões ligadas à qualidade da água distribuída pela concessionária, que passa por um rigoroso processo de controle, assegurando sua potabilidade. Recentemente, a concessionária recebeu um reforço importante com a chegada do laboratório móvel, que percorre a cidade coletando amostras de água para análises, especialmente após manutenções na rede. Inclusive, ressaltou a importância da atenção aos comunicados de reparos emitidos pela companhia.
Cristian também reforçou quais são os canais oficiais de atendimento da Águas Alta Floresta, sobre ações e serviços realizados pela concessionária. Houve inclusive vários momentos em que o curso contou com material visual e demonstrações práticas. “O Emerson e o Ozeias ajudaram mostrando como funciona uma boia, conexões, canos, como feita a ligação de água nas residências. Levou até um cavalete pronto”, salientou o gerente.