Com apoio da Prefeitura, Águas Alta Floresta lança campanha de consumo consciente | Águas Alta Floresta

Notícias

Com apoio da Prefeitura, Águas Alta Floresta lança campanha de consumo consciente

Com apoio da Prefeitura, Águas Alta Floresta lança campanha de consumo consciente

02 de August de 2021


 

Alta Floresta, 02 agosto, 2021 - Em 27 de maio deste ano, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um Alerta de Emergência Hídrica a respeito das perspectivas climáticas para 2021/2022 que indica o período de maio a final de setembro como o de menor volume de chuvas na maior parte da região central do país. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas (INPE) é a primeira vez que um aviso desta natureza é realizado, reforçando a “importância das previsões meteorológicas na antecipação e na redução de riscos para a população”. Em Alta Floresta, de acordo com o INPE, a probabilidade de chuvas nas próximas semanas é de até 5%. 


A diretora geral da Águas Alta Floresta, Nilza Marques, explica que para demonstrar à população a necessidade da economia de água neste período de seca, a concessionária produziu conteúdos com orientações básicas e que podem ser seguidas no dia a dia. A ideia é auxiliar os clientes com práticas mais econômicas e sustentáveis e que evitem o desperdício. Compõe também o planejamento, a emissão de boletins informativos com alertas de estiagem, níveis dos reservatórios e locais mais afetadas pelo baixo volume de água.


“Em todo o Brasil, os efeitos do período de estiagem já começam a ser sentidos. Estamos passando por altas temperaturas e baixa na umidade do ar e incidência de chuvas, o que para o setor hídrico é preocupante porque gera aumento no consumo ao mesmo tempo em que há menor volume de água para abastecimento. Por este motivo, necessitamos cada vez mais da conscientização da população quanto à economia de água”, destaca.

A Águas Alta Floresta conta com o apoio da Prefeitura Municipal, dos colaboradores da concessionária e representantes do grupo de estiagem para a realização da campanha. Entre as ações em conjunto com o órgão municipal está a doação de caixas d’água, para uso doméstico da população, e a instalação de um reservatório flexível que aumentará em 26% a capacidade de reservação de água no município. 

voltar