ESTIAGEM: Águas Alta Floresta e Climatempo firmam parceria para monitoramento meteorológico | Águas Alta Floresta

Notícias

ESTIAGEM: Águas Alta Floresta e Climatempo firmam parceria para monitoramento meteorológico

ESTIAGEM: Águas Alta Floresta e Climatempo firmam parceria para monitoramento meteorológico

17 de August de 2021


 

As secas são fenômenos naturais e cíclicos. Seus impactos se tornam ainda mais danosos à medida que o período de estiagem se prolonga, demandando a necessidade de monitoramento de riscos e tendências climáticas. Para auxiliar nesse trabalho, a Águas Alta Floresta, empresa controlada pela Iguá Saneamento, contratou os serviços da Climatempo, uma das mais importantes empresas de meteorologia do país, sediada em São Paulo (SP).


“Chegamos à marca de 90 dias sem chuva em Alta Floresta. A última precipitação registrada foi no dia 09 de maio, sendo muito baixa, em torno de 1,4 mm. É preciso que saibamos se esta é uma tendência ou se há o risco de agravamento da situação para que a empresa consiga gerir os riscos e tomar as medidas necessárias. Para auxiliá-la nesse trabalho, a Águas Alta Floresta passa a contar com o Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo (SMAC) da Climatempo”, explica a diretora operacional Julie Campbell da Águas Alta Floresta.


Por meio do acesso à plataforma SMAC, a concessionária obtém informações sobre as condições climáticas a qualquer momento, previsões de tempo severo para diferentes prazos, desde os curtos, como uma hora, três ou 15 dias, como de longo prazo (seis meses). Também são disponibilizados históricos meteorológicos para períodos longos como uma década, além de API (Application Programming Interface) de dados e assessoria meteorológica 24h.

A parceria também inclui um serviço de consultoria, que consiste em reuniões periódicas com especialistas em clima onde são apresentadas tendências de chuva e temperatura para os próximos meses. Elas são importantes para que se analise a situação atual e os impactos dos fenômenos meteorológicos no regime hidrológico da área de atuação da Águas Alta Floresta.


“Trata-se de uma iniciativa inovadora que está inserida em nosso Plano de enfrentamento à estiagem e nos possibilitará agir de maneira ainda mais objetiva e assertiva no estabelecimento de importantes estratégias”, acrescenta a diretora operacional.

Consumo consciente – Para demonstrar à população a necessidade da economia de água neste período de seca, a companhia lançou neste mês de julho uma campanha de consumo consciente, com o mote “Água: A melhor fonte é o seu cuidado”, e produziu conteúdos com orientações básicas e que podem ser seguidas no dia a dia. A ideia é auxiliar os clientes com práticas mais econômicas e sustentáveis e que evitem o desperdício. Compõe também o planejamento, a emissão de boletins informativos com alertas de estiagem, níveis dos reservatórios e locais mais afetadas pelo baixo volume de água. Além disso, iniciou-se um movimento com a hashtag #suadiferença que está movimentando as redes sociais com boas práticas.


 

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 51 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

voltar