Iguá conquista 1º lugar em ranking de saneamento da 100 Open Startups | Águas Alta Floresta

Notícias

Iguá conquista 1º lugar em ranking de saneamento da 100 Open Startups

Iguá conquista 1º lugar em ranking de saneamento da 100 Open Startups

26 de August de 2021



São Paulo, 24 de agosto de 2021 – A Iguá é a companhia de saneamento mais engajada em iniciativas de inovação aberta do país, segundo o ranking das corporações do setor líderes em open innovation – o TOP Open Corps 2021, divulgado pela plataforma 100 Open Startups nesta segunda-feira (23). O ranking se consolidou como referência no mercado a partir de critérios que medem o relacionamento de grandes empresas com startups.

A companhia foi pioneira na aproximação do saneamento com o ecossistema de inovação por meio do projeto Iguá Lab, que desde 2018 convida startups a pensar, junto com profissionais e parceiros, em alternativas para os desafios do setor. Nas duas primeiras edições, o programa contou com 150 startups inscritas e R$1,2 milhão investidos.


Desde que o projeto teve início, a Iguá já fez contato inicial com cerca de 720 startups, 175 em conexão com áreas da empresa e 48 em fase de avaliação da solução – ou seja, 6,75% passam pelo funil de inovação da empresa, chegando à etapa de teste-piloto. Em média, a companhia avalia e conhece uma startup a cada dois dias e testa uma nova solução a cada 30 dias. Existem, hoje, 20 startups sob contrato, prestando diversos serviços.


A partir de 2020, a iniciativa foi ampliada e deu origem ao “Grand Challenge – A Água como Serviço”, um programa em parceria com a 100 Open Startups. Trata-se de uma plataforma aberta de inovação para estimular o diálogo entre empresas e startups interessadas em desenvolver novas tecnologias e impactar o setor com ações mais sustentáveis e eficientes. Ao todo, cerca de 140 startups se inscreveram para a primeira edição. A ação é hoje uma porta de entrada importante para muitos empreendedores no setor.


“A inovação é um de nossos pilares estratégicos e estar entre as 50 companhias mais engajadas com inovação aberta no país e a primeira no saneamento é um reconhecimento que merece ser comemorado. Este resultado está alinhado ao propósito da companhia de sermos a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Para tanto, temos o compromisso de participar da transformação do nosso setor, desenvolvendo soluções não apenas para nós, mas para o mercado como um todo”, diz o diretor de Inovação e Clientes da Iguá, Eder Campos.


Inovação no saneamento

A Iguá também vem empregando tecnologias intersetoriais em suas operações para melhorar a eficiência operacional. Entre elas, merecem destaque: a instalação de um secador térmico de lodo movido a vapor gerado por biomassa, com capacidade de 6,8 mil quilos/hora, que aprimora a gestão do resíduo gerado pelo processo de tratamento de água; o uso de sondas inicialmente projetadas para o setor de óleo e gás, como a seesnake, para pesquisa de vazamentos; e a utilização de materiais modulares a base de aço e carbono para a expansão das redes, que tornam a instalação até 30% mais barata e 50% mais rápida. A Iguá também implementou o processo de construção modular em estações de tratamento. Em Paranaguá, a metodologia proporcionou a antecipação do início de operação de uma estação de tratamento de esgoto em 18 meses.

 

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 38 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 19 operações que beneficiam cerca de 7,2 milhões de pessoas. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água.www.igua.com.br.

 


voltar