Saneamento como aliado no combate às mudanças climáticas | Águas Alta Floresta

Notícias

Saneamento como aliado no combate às mudanças climáticas

Saneamento como aliado no combate às mudanças climáticas

28 de June de 2022

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Iguá destaca iniciativas e compromissos socioambientais



A gestão de saneamento é crucial para o enfrentamento das mudanças climáticas, um dos principais riscos à natureza e, consequentemente, à qualidade de vida da população em todo o mundo. No mês do Meio Ambiente, a Iguá, em razão do seu compromisso com a Sustentabilidade e com toda a população organizou ações de conscientização, plantio de mudas e mutirão de limpeza, com a participação de colaboradores e voluntários.

Segundo a UN-Water, cerca de 90% dos problemas climáticos estão relacionados à água. São enchentes, secas e a deterioração da qualidade do recurso hídrico, tornando 40% da população mundial altamente vulnerável. Na outra ponta desse ciclo, a falta do tratamento de esgoto contribui para a produção de gases do efeito estufa, a poluição de rios e a proliferação de doenças como cólera, disenteria e poliomielite. De acordo com a Unicef, dois bilhões de pessoas no mundo usam água contaminada. No Brasil, cerca de 45% da população ainda não contam com coleta de esgoto, segundo o SNIS/2020.

Diante deste cenário, investir em saneamento se torna alavanca essencial para reverter a situação e proteger o meio ambiente. Convicta desse caminho, em 2021 a Iguá implantou mais de 214 km de rede coletora de esgoto, ampliando o nível de abrangência da companhia, que já alcança 82%. A empresa trata, anualmente, cerca de 164 milhões de m3 de água e 56 milhões de m3 de esgoto em suas operações.

Atenta ao impacto ambiental de suas atividades, a companhia também foi pioneira no setor a se comprometer publicamente com a redução de suas emissões de carbono. Em agosto de 2021, a Iguá aderiu ao Science Based Target initiative (SBTi), iniciativa do Pacto Global para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, meta estabelecida no Acordo de Paris. Entre as ações adotadas estão a implementação de boas práticas e tecnologias para tratamento de esgotos; a busca pela eficiência energética nas operações com o desenvolvimento e investimento em energias renováveis; e a substituição do uso de combustíveis fósseis para frotas leves. Todos esses projetos e iniciativas são parte de um plano de ação ainda maior rumo à neutralidade de carbono.

“Como uma empresa de saneamento, promover qualidade de vida e preservar o meio ambiente está no cerne do nosso negócio. A Iguá entende a sustentabilidade como estratégia de crescimento, mas é mais do que isso, queremos gerar valor para a sociedade. Temos consciência da responsabilidade que é garantir o abastecimento da população, com água de qualidade, coleta e tratamento de esgoto, em um cenário de agravamento climático, e estamos engajados em transformar positivamente essa realidade”, afirmou Péricles Weber, diretor de Operações da Iguá.

Essa postura ativa pelo combate às mudanças climáticas se traduz também no trabalho conjunto com entidades reconhecidas. No mês passado, a companhia endossou o programa Ambição 2030, do Pacto Global, tornando-se signatária dos movimentos “Ambição Net Zero”, “+Água” e “Elas Lideram 2030”, empenhando-se publicamente com uma atuação efetiva pela redução de emissões de carbono, universalização do saneamento e segurança hídrica, e equidade de gênero.
A Iguá também acaba de ingressar no Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade, junto ao CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). O grupo se junta a 23 companhias que aderiram ao movimento, lançado em 2019, para inserir a biodiversidade na estratégia de negócio, fortalecendo sua conservação e o desenvolvimento sustentável.

“A adesão a essas iniciativas é uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso com a conservação ambiental, atuação que faz parte do nosso DNA. Hoje temos diversas iniciativas nessa frente, desde ações para recuperação de áreas degradadas, preservação de nascentes, até trabalhos educativos com as comunidades que atendemos, passando também pela construção de um plano de segurança hídrica, para conservação dos nossos mananciais”, destacou Weber.

Programação em Alta Floresta
No município, a Águas Alta Floresta fez questão de estar próxima das localidades em que atua. Para o encerrando as ações do mês do Meio Ambiente, a concessionária disponibilizou mudas de Ipês aos clientes que compareceram à loja de atendimento, reforçando seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Informações:
Néctar Comunicação
Laís Cavassana – lais.cavassana@nectarc.com.br – Tel: (11) 97677-2967
Taís Haupt – tais.haupt@nectarc.com.br – Tel: (11) 98978-0767

voltar