Testes de fumaça revelam uso adequado das redes de esgoto em Alta Floresta | Águas Alta Floresta

Notícias

Testes de fumaça revelam uso adequado das redes de esgoto em Alta Floresta

Testes de fumaça revelam uso adequado das redes de esgoto em Alta Floresta

24 de maio de 2024

Na tarde desta sexta-feira (24), as equipes operacionais da concessionária de Alta Floresta, empresa do Grupo Iguá, se mobilizaram para realizar um teste de fumaça nas redes de esgoto do Setor J. O procedimento ajuda a verificar a regularidade das ligações de esgoto, nas quais o morador não deve realizar a ligação de águas pluviais. Alguns moradores puderam acompanhar o processo, que utiliza fumaça não tóxica para identificar se há ligações irregulares e avarias na rede. 

  

O principal objetivo do teste foi verificar se há alguma ligação irregular de água pluvial (chuva) na rede de esgoto, algo proibido por lei e que impacta o saneamento e o meio ambiente. Para que essa checagem aconteça, utiliza-se um método simples: a injeção de fumaça não tóxica em poços de visita (PVs) ou caixas de inspeção (CIs) instalados ao longo da rede, com o auxílio de ferramentas específicas. 

  

A Águas Alta Floresta alerta que cada rede de saneamento tem seu papel técnico para o transporte correto de efluentes. Dentro dessa infraestrutura urbana disponível é preciso relembrar: água de chuva não é esgoto! E por isso, a rede de esgoto não pode ser usada como drenagem e vice-versa. Cada coisa em sua rede apropriada auxilia no tratamento dos efluentes, ajudando na preservação dos rios, córregos e do meio ambiente em geral.    

  

"Conexões clandestinas sobrecarregam o sistema, levando ao transbordamento dos efluentes não apenas nas tubulações da rede pública, mas também, em muitos casos, dentro dos lares. Nosso objetivo é prevenir tais ocorrências e manter um padrão de serviço confiável para as famílias de Alta Floresta, proporcionando também uma contribuição efetiva à sustentabilidade ambiental", declara Cristian Martarello, gerente operacional da Águas Alta Floresta. 

  

Notificações - Caso haja a identificação de irregularidade após os testes, o morador responsável será notificado e receberá orientações para regularizar suas conexões em até 15 dias. O custo da regularização é de responsabilidade do morador e o não cumprimento da notificação pode acarretar multa, conforme prevê o regulamento de serviços municipal. 

 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br

 

Sobre a Águas Alta Floresta – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Alta Floresta atua nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, desde 2002. A companhia, que atende mais de 58 mil pessoas, tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, a concessionária faz parte do Grupo Iguá, uma das principais empresas privadas do setor, presente em 27 municípios brasileiros e atendendo 3 milhões de pessoas com o propósito em ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. 

voltar