Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água | Águas Colíder

Notícias

Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água

Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água

27 de September de 2021

Iniciativa faz parte do plano de eficiência da Águas Colíder


A redução de perdas reais e aparentes na captação e distribuição de água é um dos trabalhos executados pela Águas Colíder no município. As ações fazem parte do plano de gestão operacional e investimentos da concessionária, cumprindo também a estratégia de sustentabilidade no eixo “Eficiência na gestão do ciclo da água” e tem como objetivo a melhoria contínua no serviço prestado à população. O trabalho integra ainda o Plano de Estiagem da empresa, que conta com ações visando a melhoria no serviço durante o período de seca, tendo como objetivo evitar a falta de água.

 

Quanto às perdas, um dos focos de atenção são os vazamentos na rede de abastecimento, que vem recebendo ações de monitoramento, troca de equipamentos e outros investimentos. O resultado é uma economia de mais de 180 mil m3 de água no primeiro semestre de 2021, em comparação ao ano passado.


Uma das ações de destaque das equipes da Águas Colíder focado na recuperação de perdas é a redução no tempo de intervenção nos atendimentos a caso de vazamentos. Com o resultado, a concessionária apresenta a menor média de tempo entre as operações da Iguá Saneamento, sendo diminuído pela metade o intervalo entre a abertura da ordem de serviço e a conclusão dos trabalhos. Outra melhoria nos serviços em Colíder é a redução na taxa média móvel de perdas, que caiu de 37,5% em 2020 para 26% neste ano.


A diretora de operações da Águas Colíder, Julie Campbell, acrescenta que a redução de vazamentos na rede contribui com o combate ao desperdício de água. Algumas ações já implantadas na cidade têm auxiliado nesta redução, como renovação do parque de medidores de vazão do tipo eletromagnético, que mede o volume captado e o distribuído para a certificação dos valores e a aplicação de novas tecnologias nos hidrômetros que passam a ser aplicados no modelo volumétrico.

“Uma das nossas preocupações em relação às perdas é verificar se o que está sendo captado corresponde ao distribuído à população de Colíder. Quando estes números não coincidem significa que estamos perdendo algo. A eficiência na gestão do ciclo da água é um eixo muito importante para a concessionária e tem sido cada vez mais trabalhado junto às equipes”, pontua.


Em Colíder, desde 2019, é executado o programa de pesquisa de vazamento, com o monitoramento do sistema de abastecimento da concessionária. Utilizando métodos acústicos e equipamentos como a haste de escuta e o geofone eletrônico, uma equipe monitora a rede para identificar vazamentos. De janeiro a junho deste ano, as equipes já percorrem os 108 km da rede na cidade por duas vezes.


Consumo consciente – Para demonstrar à população a necessidade da economia de água neste período de seca, a companhia lançou no mês de julho uma campanha de consumo consciente, com o mote “Água: A melhor fonte é o seu cuidado”, e produziu conteúdos com orientações básicas e que podem ser seguidas no dia a dia. A ideia é auxiliar os clientes com práticas mais econômicas e sustentáveis e que evitem o desperdício. Compõe também o planejamento, a emissão de boletins informativos com alertas de estiagem, níveis dos reservatórios e locais mais afetadas pelo baixo volume de água. Além disso, iniciou-se um movimento com a hashtag #suadiferença que está movimentando as redes sociais com boas práticas.


Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

 
 
 

voltar