Águas Colíder inicia distribuição de 300 caixas d’água a famílias carentes | Águas Colíder

Notícias

Águas Colíder inicia distribuição de 300 caixas d’água a famílias carentes

Águas Colíder inicia distribuição de 300 caixas d’água a famílias carentes

01 de June de 2021


 


A Águas Colíder, empresa do Grupo Iguá, deu início nesta terça-feira (1º) à série de doações de caixas d’águas para famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social -CRAS. Ao todo, serão 300 unidades distribuídas para moradores que no ano passado sofreram com a falta de água. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Colíder e tem como objetivo diminuir o impacto da estiagem entre a comunidade que não possui reservação em suas casas.


A diretora geral da Águas Colíder, Nilza Marques Fernandes, destaca que a cooperação entre a concessionária e a Secretaria Municipal de Assistência Social faz parte das ações do Plano de Estiagem. Elaborado pela empresa, o planejamento visa a redução das consequências do período da seca no município. Entre as iniciativas previstas está a doação de reservatórios individuais, que durante a estiagem contribuem com o abastecimento de água nas residências.

 

“Iniciamos hoje as doações, com a previsão de entregar as 300 caixas até o final de junho. São reservatórios que representam pelo menos um dia inteiro de abastecimento para uma família de três ou quatro pessoas. Aproveitamos a entrega para reforçar à comunidade sobre a importância da instalação da caixa d’água, pois garante a segurança de que o cliente poderá manter o consumo de água tratada mesmo que ocorram intermitência no sistema de abastecimento”, salientou Nilza.

 

Segundo o prefeito de Colíder, Hemerson Máximo, o ano de 2020 foi o mais crítico da crise hídrica e o município enfrentou problemas sérios com a seca. “Temos muitas famílias que não tem condições de comprar caixa d'agua. Então esta é mais uma parceria da prefeitura com a Águas Colíder, com o objetivo de nos prepararmos para enfrentar o período de estiagem. Vamos ter de fazer um trabalho muito grande a partir deste ano”, reforçou.

 

Simbolizando a ação, inicialmente, foram entregues as primeiras caixas d’águas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A unidade será responsável pela distribuição dos itens às famílias já selecionadas de acordo com critérios sociais. Para chegar a estas famílias, a Águas Colíder realizou um mapeamento nas regiões mais impactadas pela falta de água em 2020 e, a partir do levantamento, o CRAS identificou as famílias a partir de um cruzamento de dados . 


Os moradores são, em uma maioria, assistidos pelo CRAS e integrantes do Cadastro Único de programas sociais.

“É um momento histórico a entrega dessas caixas pois dará melhores condições às famílias que precisam. No ano passado, identificamos essa carência. Quero agradecer às equipes envolvidas do CRAS, que auxiliaram nesse levantamento, ao prefeito e também a Águas Colíder que fará a diferença para a população”, enfatizou a secretaria de Assistência Social, Maria Caroline Matheus.

 

Atendendo a uma população de 33 mil moradores, a Águas Colíder tem em seu planejamento estratégico SERR, ações do eixo de Respeito às Pessoas. Iniciativas como a doação de caixas d’água reforçam esta preocupação com a sociedade. Outro pilar importante da concessionária e da Iguá Saneamento é a sustentabilidade. Em agosto de 2020, a Iguá foi a primeira empresa do país a emitir debêntures de infraestrutura sustentáveis (green & social). Os papéis, que totalizaram R$ 880 milhões receberam da SITAWI Finanças do Bem o selo de sustentáveis, em reconhecimento ao seu impacto socioambiental.


Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

voltar