Notícias

Audiência pública discute Plano de Estiagem da Águas Colíder

Audiência pública discute Plano de Estiagem da Águas Colíder

04 de junho de 2021


Aconteceu na tarde da última terça-feira (1) a audiência pública para apresentação do Plano de Estiagem elaborado pela Águas Colíder. O plano, que contém as iniciativas previstas pela concessionária visando a redução do impacto do período de seca na cidade, traz ações de reforço na distribuição de água por caminhão-pipa, mapeamento de represas auxiliares para captação e melhorias operacionais.


A apresentação foi conduzida pela Diretora Geral da Águas Colíder, Nilza Marques, que explicou aos presentes as características do período de estiagem. Nesta época, de julho a setembro, é observado o aumento na demanda de consumo de água em virtude das altas temperaturas e clima seco, ao mesmo tempo em que há queda na captação por baixa disponibilidade hídrica.


“Classificamos o período de estiagem como extremamente delicado, em que a concessionária redobra seus esforços para garantir o abastecimento de água na cidade. Para isso, vamos realizar campanhas de comunicação, obras e investimentos”, pontuou.

Durante a audiência pública, a presidente da Câmara de Vereadores de Colíder, Ana Flávia Rodrigues, esteve presente e ressaltou a importância do diálogo com a sociedade, especialmente sobre um assunto que impacta diretamente toda a população. Reforçou ainda o apoio do legislativo municipal ao plano que contempla soluções para o problema de crise hídrica da cidade, que este ano tende a ser o mais crítico. “Estamos abertos ao diálogo e dispostos a contribuir”, destacou.


A audiência pública também contou com a participação de alguns membros do Grupo de Estiagem, composto por representantes da Promotoria de Justiça, Procurador do Municipal Vigilância Sanitária, Procon, Associação Comercial, líderes comunitários, secretários de Indústria e Comércio e Meio Ambiente. O grupo de trabalho foi criado com o objetivo de envolver a população na construção, colaborativa, de possíveis alternativas para o período de escassez hídrica, além de ouvir as propostas acerca do assunto.

 

Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar