Notícias

Gerador de cloro eleva qualidade da água

Gerador de cloro eleva qualidade da água

21 de junho de 2021


x

Economia, segurança e qualidade estão entre os benefícios da tecnologia de aplicação de cloro utilizada pela Águas Colíder, empresa da Iguá Saneamento. O processo conta com o uso de sal de cozinha, água e energia elétrica para a produção de hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como cloro. A substância, que contribui com a qualidade da água na rede de abastecimento, tem sido usada também na desinfecção de locais públicos durante a pandemia de Covid-19.


O gerente operacional da Águas Colíder, Christopher Alves, explica que o gerador de cloro é utilizado pela concessionária há pouco mais de um ano e que os resultados têm sido bastante satisfatórios. Um dos métodos mais avançados e modernos do mercado de cloração, o equipamento desenvolvido pela Hidrogeron está instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Colíder.


“É um equipamento bem completo que desenvolve várias funções no processo de produção de cloro, com menor custo, sem o risco de manuseio do produto pelas equipes e a garantia de mais qualidade da água. Isto ocorre porque a concentração de cloro é menor ao mesmo tempo em que se mantém por mais tempo na rede”, acrescenta.


Ao contrário dos métodos antigos, a tecnologia Hidrogeron dispensa dosagens maiores de cloro na saída da ETA, ou pontos de recloração. A solução oxidante a base de hipoclorito de sódio gerada é mais eficiente que os métodos tradicionais de cloração e seu alto poder oxidante possibilita que o residual de cloro percorra toda rede. Com o investimento no gerador, a Águas Colíder reforça seu compromisso com a sustentabilidade, oferecendo à população um serviço de alta qualidade com desenvolvimento de inovação e tecnologia.


“Notamos uma melhora significativa na qualidade da água distribuída em Colíder desde o início do funcionamento do gerador. A população tem contado com um produto mais seguro e livre de substâncias químicas e resíduos. Para a empresa tem resultado também em economia e segurança das equipes”, frisa o gerente da Águas Colíder.
 

Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar