Grupo de Estiagem de Colíder avalia e aprova ações realizadas em 2023 | Águas Colíder

Notícias

Grupo de Estiagem de Colíder avalia e aprova ações realizadas em 2023

Grupo de Estiagem de Colíder avalia e aprova ações realizadas em 2023

08 de novembro de 2023

Onda histórica de calor e índice de chuvas 72% menor que o registrado em outubro de 2022. Mesmo em um cenário climático desafiador, o município de Colíder conseguiu realizar as ações previstas para o enfrentamento do período de forte seca, iniciado em maio e que começa a ser atenuado com chuvas esporádicas. A conclusão é resultado da reunião do Grupo de Estiagem, realizada nesta terça-feira (7) com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Câmara Municipal, Associação Carapá Vivo e Águas Colíder, empresa do Grupo Iguá.


Na oportunidade, a concessionária apresentou o panorama da execução dos trabalhos já realizados em 2023, todos previstos no planejamento estabelecido junto ao Grupo de Estiagem, assim como alertou para os baixos índices do Rio Carapá – o que exige a toda a comunidade a priorização do uso racional da água, sem desperdícios.


“A efetivação das ações do Plano de Estiagem tem garantido o abastecimento, mas é fundamental o apoio da população, que deve priorizar o uso da água para consumo humano”, destaca Christopher Alves, diretor operacional da Águas Colíder.



As medições pluviométricas oficiais mostram que, em outubro deste ano, choveu apenas 37 milímetros, redução drástica em comparação ao mesmo período do ano passado: 132 mm. Com o baixo volume de chuva, o nível dos rios Carapá e Boa Esperança segue baixo, o que requer reforço aos alertas diários de consumo consciente.


O acompanhamento atento dos níveis dos mananciais hídricos da região se soma a ações efetivas em saneamento. Dentre os trabalhos realizados pela Águas Colíder este ano, destaque para o combate às perdas por meio das pesquisas de vazamento, instalação de válvulas de redução de pressão (VRPs) e substituição sistemática corretiva de hidrômetros.


El Niño - Mais recente boletim divulgado pelo governo federal sobre os impactos do fenômeno climático El Niño sinaliza que, até meados de novembro, áreas de Mato Grosso estão entre as que passam por irregularidade espacial das chuvas no Brasil, o que ainda manterá o armazenamento hídrico em níveis mais baixos. O boletim é elaborado em conjunto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD.


Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br

voltar