Grupo de Estiagem de Colíder visita Estação de Tratamento da Água (ETA) | Águas Colíder
Notícias
Grupo de Estiagem de Colíder visita Estação de Tratamento da Água (ETA)
18 de agosto de 2023
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Águas Colíder, empresa controlada pela Iguá Saneamento, recebeu na manhã desta terça-feira (15 de agosto), a visita técnica do Grupo de Estiagem da cidade. Formado por membros do Ministério Público, Prefeitura Municipal e Defensoria Pública, o comitê conheceu os diferentes processos que envolvem a captação, o tratamento e a distribuição do recurso hídrico, além o trabalho realizado para a diminuição de perdas.
Os representantes do Grupo de Estiagem, do qual a concessionária também faz parte, também conheceram o sistema de automação da Águas Colíder, que monitora em tempo real a regularidade no abastecimento. “A tecnologia é uma importante aliada do saneamento, garantindo assim uma atuação rápida das equipes da Águas Colíder”, explicou o diretor operacional da Águas Colíder, Christopher Alves, que acompanhou a visita.
O comitê também foi inteirado sobre as medidas que a concessionária implementou para a redução de perdas, cujos resultados positivos. Ao longo de 2022, foram economizados mais de 46 mil litros de água graças a ações como a instalação de válvula redutora de pressão (VRP), a adoção das práticas de pesquisa de vazamentos, priorização de consertos, substituição sistemática e corretiva de hidrômetros e controle de produção e nível dos reservatórios.
O diretor destacou ainda a importância da participação da população, com medidas como o uso consciente da água, assim como o trabalho de perdas de água com foco na pesquisa de vazamentos visíveis e não visíveis para garantir a regularidade no abastecimento.
“O Grupo de Estiagem é um aliado imprescindível na execução do plano de ação do município para o enfrentamento deste período, marcado pela escassez de chuvas e calor intenso. A Águas Colíder tem um compromisso com a segurança hídrica do município desde 2021 e tem realizado um consistente trabalho de enfrentamento com a participação da sociedade civil organizada e de representantes do poder público”, finaliza Christopher.