Plano de Estiagem da Águas Colíder é apresentado a vereadores | Águas Colíder

Notícias

Plano de Estiagem da Águas Colíder é apresentado a vereadores

Plano de Estiagem da Águas Colíder é apresentado a vereadores

27 de May de 2021


 

Dando continuidade ao trabalho de conscientização e transparência de suas ações, a Águas Colíder, empresa do Grupo Iguá, apresentou nesta terça-feira, 25 de maio, na Prefeitura Municipal, o Plano de Estiagem a vereadores do município. A ideia é contar ainda com apoio da Câmara Municipal na construção de soluções para as dificuldades causadas pelos efeitos da seca, que poderá atingir o abastecimento público no período de maior intensidade.

O planejamento, que tem como objetivo a redução do impacto do período de seca, já está em curso na cidade, incluindo a formação do Grupo de Estiagem, composto por representantes de diversas entidades ligadas ao meio ambiente, Justiça, serviços públicos e sociedade em geral.


Além disso, entre as ações previstas no Plano de Estiagem da Águas Colíder estão o reforço na distribuição de água por caminhão-pipa, doação de caixa da água, mapeamento de represas auxiliares para captação de água, investimentos e melhorias operacionais. A concessionária também atua junto à comunidade na sensibilização do uso consciente da água. 


“Mais importante do que apresentar nossas propostas é saber que podemos contar com o apoio de outras instituições e, principalmente, da população. A estiagem é um período muito delicado, em que a concessionária redobra seus esforços para garantir o abastecimento de água na cidade. Se a comunidade estiver consciente sobre a utilização da água com responsabilidade, teremos condições de passar pela estiagem”, destaca a diretora operacional da Águas Colíder, Julie Campbell.


Também estiveram presentes na reunião o prefeito de Colíder, Hemerson Máximo, e o vice-prefeito Valmir Teixeira. A administração municipal reconheceu a importância da união da comunidade e entidades para o enfrentamento da estiagem no município. "Sei das dificuldades enfrentadas pela população durante o período da estiagem. A empresa está aberta para o diálogo e essa reunião é para discutirmos soluções em conjunto para podermos anteder os anseios da nossa comunidade", destacou o Hemerson.

 

Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar