Redução de 10 litros no consumo de água por dia pode evitar racionamento | Águas Colíder

Notícias

Redução de 10 litros no consumo de água por dia pode evitar racionamento

Redução de 10 litros no consumo de água por dia pode evitar racionamento

24 de June de 2021


Se cada cidadão deixar de consumir 10 litros de água por dia, a redução no custo mensal para o abastecimento do município pode chegar até 9 milhões de litros. Engana-se quem pensa que alcançar este número todos os dias é difícil. Atitudes simples como diminuir o tempo de banho, fechar torneiras, usar baldes ao invés de mangueiras, entre outras já contribuem com a economia de água nos imóveis.


Típica do período de estiagem, a queda no volume de chuvas já é um alerta para a Águas Colíder, que executa ações de prevenção desde abril, antecipando aos meses de menor índice pluviométrico. No município, a falta de chuvas deve prosseguir até setembro, sendo os meses de junho a agosto os mais críticos.


“Estamos na fase de aumentar a produção de água tratada para atender à demanda da cidade que deve crescer nos próximos meses, devido às altas temperaturas e o tempo seco. É também um período de menor índice de chuvas, o que dificulta o abastecimento de nossas estações. Por isso, se pensarmos em economia de água desde agora, não faltará lá na frente”, frisa a diretora operacional da Águas Colíder, Julie Campbell.


Em média, o consumo de água de uma pessoa gira em torno de 150 litros por dia. Para atender a este valor em uma população como Colíder, é necessário produzir cerca de 5 milhões de litros diariamente. O número pode ser menor se o gasto também for reduzido. “Existem várias maneiras de economizar água em casa e hábitos que podem ser mudados para evitar o desperdício”, acrescenta.


Confira 5 dicas para economizar água:

1.   Feche a torneira ao escovar os dentes. Estima-se que o valor gasto em uma escovada seja de até 12 litros.

2.   Antes de lavar a louça, deixe pratos e talheres de molho para que a quantidade de água utilizada seja menor.

3.   Reaproveite a água da máquina de lavar para a limpeza de áreas de serviço e quintais. Isto evita o uso de mangueiras e desperdício.

4.   Nunca jogue papel higiênico ou outros materiais no vaso sanitário. O volume de água utilizado é maior com cargas mais pesadas.

5.   Identifique pontos de vazamento interno. Quanto antes eles forem consertados é melhor, tanto para o bolso quanto para a economia de água.


Sobre a Águas Colíder – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Colíder assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2002. A empresa atende a cerca de 33 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.




voltar