No Dia da Árvore, Iguá celebra conservação de nascentes e matas ciliares com ações de educação socioambiental | Águas Comodoro

Notícias

No Dia da Árvore, Iguá celebra conservação de nascentes e matas ciliares com ações de educação socioambiental

No Dia da Árvore, Iguá celebra conservação de nascentes e matas ciliares com ações de educação socioambiental

22 de September de 2023

Na semana em que se celebra o Dia da Árvore (21 de setembro), a Iguá reforça seu papel na conscientização, conservação e recuperação da biodiversidade. As árvores são importantes para o saneamento e a segurança hídrica, principalmente nascentes e matas ciliares dos locais de atuação. Próximas de rios, elas atuam como barreiras para sedimentos - diminuindo a poluição, protegendo as encostas e evitando desmoronamentos.

"Preservar as árvores em nascentes e matas ciliares próximas a rios e corpos d'água ajuda no controle de erosão e enchentes, o que contribui para um futuro sustentável", diz Joziel Donizzette Andrade, gerente de meio ambiente da Iguá. 

Para marcar esta data, a Iguá irá realizar na semana de 18 e 22, uma série de ações de educação socioambiental em suas operações, presentes em 6 estados do Brasil: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Em Mato Grosso, a Águas Comodoro realizou uma palestra voltada à conscientização do Meio Ambiente, destinada aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade de Comodoro. Ministrada pela assistente de sustentabilidade Izabelly Aguiar, a iniciativa levantou questões sobre a importância das árvores no ecossistema, auxiliando no ciclo hidrológico e na diminuição de temperaturas. Além de informar sobre como é feito o tratamento da água antes ser distribuída para a população.

 

“As árvores desempenham um papel vital para a purificação do ar, na regulação do clima e na preservação da biodiversidade. Poder ministrar esta palestra na APAE voluntariamente para o Dia da Árvore reforçou a minha convicção de que podemos fazer a diferença no planeta”, ressaltou. Após a palestra, houve plantio de aproximadamente 60 sementes de Ipê no jardim da escola, com participação de voluntários e membros da APAE.


Por meio de ações sociais e conscientização ambiental, a Iguá busca promover a cidadania e sensibilizar a sociedade sobre a importância do ciclo da água e da preservação de áreas naturais.

 

“A responsabilidade social e o relacionamento com as comunidades são pilares da companhia. Nossa atuação visa contribuir com a aprendizagem por meio de atividades práticas que colaboram para o entendimento da importância da conservação das florestas, da fauna e flora, dos recursos hídricos, bem como o papel de cada um nesse processo”, afirma Natalia Carneiro Menezes, gerente de responsabilidade social da Iguá.

voltar