Notícias

Rotina de manutenções preserva qualidade dos sistemas de água

Rotina de manutenções preserva qualidade dos sistemas de água

19 de novembro de 2020

No meio do caminho, sinalização, equipamentos e uma equipe da concessionária de saneamento básico. Uma cena comum, que facilmente passa despercebida em meio ao movimento da cidade, guarda uma das principais estratégias da prestação dos serviços de saneamento básico: cuidar preventivamente das estruturas de água, garantindo que elas funcionem corretamente ao longo dos anos. No município de Comodoro, as ações preventivas são realizadas ao longo do dia e durante a noite, sendo planejadas para gerar o menor impacto possível ao abastecimento de água e ao trânsito.


Dentre as medidas operacionais preventivas da Águas Comodoro, destaque para a limpeza dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA), que é realizada no período noturno, sendo lavado um filtro por dia. A importância da lavagem diária dos filtros é a de permitir uma melhor performance da estação e propiciar a manutenção da alta qualidade da água distribuída. Na unidade de captação superficial, situada no Ribeirão Cascalheira, a manutenção das bombas elétricas ocorre periodicamente, como forma de garantir a segurança operacional para o abastecimento de água do município. As duas atividades contribuem com a preservação das estruturas que compõem o sistema de abastecimento da cidade, garantindo o fornecimento de água tratada de qualidade às famílias de Comodoro, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).


Reparos – Nem só de prevenção é composta a rotina do saneamento básico. A concessionária é preparada para fazer reparos na rede de abastecimento, preservando a qualidade e continuidade do fornecimento e evitando perdas de água tratada. Em Comodoro, o rompimento espontâneo de tubulações, quebras na rede causadas por escavações de obras de terceiros e os furtos de água são as principais causas de danos ao sistema. “Quando isso acontece, a Águas Comodoro mobiliza sua equipe técnica, que é preparada para o atendimento com a maior agilidade e eficiência”, explica Marcus Silva, gerente operacional da Águas Comodoro.


Caixa d´água, apoio importante – Tanto as manutenções preventivas quanto os reparos na rede podem provocar a interrupção temporária do abastecimento. “Em algumas ações, é necessário interromper o fluxo da água para poder realizar o procedimento operacional necessário. O fornecimento é restabelecido assim que o serviço é finalizado, respeitando o tempo de pressurização da rede” observa o gestor. “No entanto, quem possui caixa d’água adequada ao número de pessoas da unidade consumidora (residência ou comércio), acaba por não sentir os efeitos da suspensão momentânea.” 

voltar