Águas Pontes e Lacerda alerta para alta incidência de obstruções na rede de esgoto | Águas Pontes e Lacerda
Notícias
Águas Pontes e Lacerda alerta para alta incidência de obstruções na rede de esgoto
20 de outubro de 2021
Mais de 400 serviços de desobstruções já foram realizados em 2021, número considerado muito elevado
A Águas Pontes e Lacerda, empresa controlada pela Iguá Saneamento, realizou somente em 2021 mais de 400 serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto da cidade. Isto acontece devida uma série de fatores, principalmente pelo acúmulo de lixo e resíduos como óleo de cozinha que provocam sobrecarga, trazendo problemas para a população e aumentando os custos de operação do sistema.
Durante as operações de desobstrução da rede de esgoto, a concessionária encontra os mais variados resíduos, como fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, embalagens plásticas e até roupas. Segundo a empresa, em 2021 já foram realizados aproximadamente 460 desobstruções na rede de esgoto de Pontes e Lacerda, o que é considerado um número muito elevado dentro de um município.
Outros resíduos descartados incorretamente também provocam transtornos no ciclo de coleta e tratamento de efluentes. “Óleos e graxas são um problema crônico dentro do município. Esse material entra na rede na forma líquida, mas com o trânsito dentro da tubulação forma placas que se tornam sólidas. Essa placa sólida fica estagnada na rede, impedindo que o esgoto flua corretamente”, explica a diretora operacional, Julie Campbell.
Estes, no entanto, não são os únicos problemas verificados, alerta Julie. “Temos vários registros de ligações irregulares de esgoto. A Águas Pontes e Lacerda vem reforçando os pedidos para que a população faça a ligação de suas casas na rede coletora de esgoto, onde ela já estiver implantada”. Outro ponto importante, acrescenta a diretora, é o grande número de ligações de rede pluvial - que é água da chuva -, à rede coletora de esgoto. “Quando isso acontece também temos vários transtornos, causando refluxo do esgoto nas vias públicas e até mesmo o seu retorno para dentro das casas”, frisa.
Julie lembra que a cidade possui uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que realiza todo o trabalho remoção da carga poluidora para a água possa retornar ao Rio Guaporé. “Nós coletamos, tratamos e o esgoto que é devolvido ao rio dentro dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores. Mas é preciso que a população colabore nesse trabalho seguindo as orientações da concessionária”, finaliza.
O tratamento do esgoto é um serviço essencial que resulta em diversos benefícios. Segundo a ONU, a cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde. Além disso, o lançamento de esgoto in natura é a principal causa de poluição dos corpos hídricos nas cidades, onde mais de 110 mil quilômetros de rios estão poluídos por terem contato direto com esgotos, de acordo com a Agência Nacional das Águas. Com o programa Esgoto Tratado, a Iguá Saneamento atua junto à população para criar uma cidade mais limpa e mais saudável, além de preservar o meio ambiente.
A responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto faz parte da Estratégia SERR, lançada em 2018 pela Iguá com o intuito de inserir a agenda da Sustentabilidade em cada uma de suas áreas de negócio e estruturar a organização para o modelo ESG (Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança). As demais letras referem-se à Segurança Hídrica, Eficiência na Gestão do Ciclo de Água e Respeito às Pessoas.
Sobre a Águas Pontes Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende a cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.