Águas Pontes e Lacerda alerta para os “inimigos” do consumo consciente em casa | Águas Pontes e Lacerda

Notícias

Águas Pontes e Lacerda alerta para os “inimigos” do consumo consciente em casa

Águas Pontes e Lacerda alerta para os “inimigos” do consumo consciente em casa

26 de julho de 2022


Combater o desperdício de água é de extrema importância para evitar a escassez do recurso, principalmente, em épocas mais críticas como a estiagem. Para isso, é preciso identificar os “inimigos” do consumo consciente, ou seja, elementos e hábitos que contribuem com o aumento do gasto dentro de casa. No início deste mês de julho, a Águas Pontes e Lacerda, empresa do grupo Iguá, lançou a campanha sobre o tema, enfatizando a importância de evitar o desperdício de água. A ação faz parte do Plano de Estiagem, promovido pela concessionária durante o período da seca.


Pode parecer inofensiva, mas uma única torneira pingando todos os dias pode gerar até 40 litros de água desperdiçada. Por este motivo, o vazamento é considerado um dos maiores inimigos do consumo consciente em casa. A solução é simples: manutenção do equipamento e, se preciso, realizar a troca de peças. O diretor de operações da Águas Pontes e Lacerda, Christopher Alves, alerta que assim como este adversário, os demais encontrados em residências também podem ser combatidos com atitudes básicas.


“Desligar o chuveiro durante o banho, evitar mangueiras para lavar carros e calçadas, fechar bem torneiras após o uso. São iniciativas pequenas e muito eficazes, mas que podem impactar em um alto volume de água economizado, quando todos agem com conscientização. Em Pontes e Lacerda, atendemos 45 mil habitantes. Vamos pensar o quando seria economizado se cada pessoa tomasse esses cuidados”.


Além da torneira, veja quais são os outros inimigos do consumo consciente:

  • Chuveiro – Tomar banho com duração de 15 minutos ou mais consome quase 240 litros de água. Reduza o tempo de banho e desligue o chuveiro enquanto não estiver usando;
  • Mangueira – Em uma hora para lavar o carro, por exemplo, a mangueira semiaberta consome mais de 400 litros de água. A mesma atividade pode ser feita com o uso de balde ou reduzindo o tempo;
  • Máquina de lavar – Em média, o gasto por ciclo de lavagem é de 80 a 200 litros. O ideal é usar o aparelho na capacidade total para reduzir a quantidade de lavagens por mês. Lembre-se de reutilizar a água para uso doméstico em outras atividades.
  • Vaso sanitário – O consumo é de 10 a 14 litros por descarga, variando conforme o tempo de acionamento do item. Opte por modelos como a válvula de duplo acionamento, que libera a água da descarga de acordo com a necessidade.

 

Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

 

 

 

 

voltar