Águas Pontes e Lacerda alerta sobre diferença entre rede de drenagem pluvial e de esgoto | Águas Pontes e Lacerda

Notícias

Águas Pontes e Lacerda alerta sobre diferença entre rede de drenagem pluvial e de esgoto

Águas Pontes e Lacerda alerta sobre diferença entre rede de drenagem pluvial e de esgoto

17 de janeiro de 2024

Pontes e Lacerda, 17 de janeiro de 2024 - Você sabe a diferença entre uma rede de drenagem pluvial e uma rede de esgoto? As águas das chuvas e os efluentes sendo destinados para seus respectivos sistemas reduzem riscos de extravasamento e alagamentos, ocorrências ainda frequentes no período chuvoso. A Águas Pontes e Lacerda, empresa do grupo Iguá Saneamento, aproveita essa época para alertar os mais de 50 mil habitantes do município quanto a diferença de cada sistema e a importância de utilizá-los de maneira adequada. 


As redes de drenagem pluvial têm o objetivo de captar a água das chuvas e reordená-las para rios e córregos. Água proveniente de telhados, calhas e ralos do jardim, devem ser direcionada a essa rede. Possibilitando a mobilidade nas vias em períodos chuvosos, para o sistema de drenagem, o descarte irregular de lixo pode interromper o percurso da água e provocar alagamentos, trazendo danos ao meio ambiente e a população. Em Pontes e Lacerda, a implantação, manutenção e fiscalização das redes de drenagem pluviais é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras.  


Já o sistema de esgotamento sanitário é gerenciado pela Águas Pontes e Lacerda e tem o objetivo de coletar e tratar o esgoto doméstico do município. Em casa, a água utilizada nas pias, ralos internos e vaso sanitário é direcionada para as redes coletoras que levam o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Na estação são removidas as cargas poluentes, por meio de processos de tratamentos químicos, físicos e biológicos e, só então, devolvido purificado aos mananciais. 


O gerente operacional da Águas Pontes e Lacerda, João Igor Crucioli, ressalta a importância de os moradores realizarem a conexão dos imóveis ao sistema de coleta para fechar o ciclo sustentável do saneamento. “Por meio da interligação, conseguimos tratar o esgoto coletado e devolver a natureza de forma adequada, encerrando um ciclo que proporciona ganhos em qualidade de vida para a população e preservação ambiental ao município”, destaca. 


Em caso de quaisquer dúvidas ou ações relacionadas a rede de esgoto, os moradores podem entrar em contato com a Águas Pontes e Lacerda, por meio do 0800 400 0506 (ligação gratuita) ou WhatsApp (65) 99235-0558.


Dicas para evitar a obstrução da rede de esgoto: 

1- Não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto; 

2- Não fazer ligação na rede de esgoto para escoar água de chuvas; A água da chuva, proveniente de telhados, calhas e ralos, deve ser direcionada para a rede de drenagem pluvial; 

3 - Não descartar resíduos como papel higiênico, preservativos e absorventes íntimos que podem levar ao entupimento da rede de esgoto; 

4 - Não descartar óleo de cozinha usado pelos ralos; 



Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.


voltar