Águas Pontes e Lacerda investe em tecnologia para garantir eficiência e segurança dos sistemas | Águas Pontes e Lacerda

Notícias

Águas Pontes e Lacerda investe em tecnologia para garantir eficiência e segurança dos sistemas

Águas Pontes e Lacerda investe em tecnologia para garantir eficiência e segurança dos sistemas

06 de maio de 2022

A Águas Pontes e Lacerda, operação do Grupo Iguá, investe fortemente em tecnologia para tornar ainda mais eficiente os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento do esgotamento sanitário no município. Desde outubro de 2021 a concessionária vem implantando sistemas de automação e telemetria. O resultado é o monitoramento 24 horas de uma série de informações como: níveis dos reservatórios, pressões na rede, funcionamento dos equipamentos das estações de tratamento, monitoramento das elevatórias de esgoto e geradores de energia. Entre os benefícios estão agilidade, redução de custos e segurança operacional das equipes.

 

O diretor operacional da companhia, Christopher Alves, explica que o novo sistema apresenta dados importantes que permitem, inclusive, intervenções remotas como aumento de vazão e pressão. “Com a implantação de um Centro de Controle Operacional podemos acompanhar em tempo real os dados gerados nas unidades operacionais, garantindo maior agilidade na obtenção de informações, criação de histórico de análises dos sistemas e mais segurança ambiental”, exemplifica. “Além disso, identificar, instantaneamente, possíveis falhas, permitindo a nossa rápida atuação e elevando a eficácia do serviço prestado”, acrescenta.

 

Christopher cita ainda ganhos com eficiência energética, com a possibilidade de modular o funcionamento das bombas conforme a demanda, aumentando ou diminuindo a velocidade quando necessário.

 

O projeto de automatização, iniciado em 2021, já teve a primeira etapa concluída, com investimentos na ordem de R$ 508 mil aplicados nas estações de bombeamento, reservatórios e equipamentos. Para 2022, a Águas Pontes e Lacerda projeta um orçamento de R$ 200 mil para a finalização do sistema de automação e telemetria em processos que controlam a qualidade da água e no tratamento de esgoto. “São tecnologias inovadoras e que trazem benefícios tanto para a concessionária como para a população na prestação de serviço”, frisa o diretor operacional.

 

Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

voltar