Concessionária conclui estudo modelagem hidráulica e garante a eficiência de investimentos | Águas Pontes e Lacerda
Notícias
Concessionária conclui estudo modelagem hidráulica e garante a eficiência de investimentos
02 de janeiro de 2020
Ampliar as redes de distribuição, modernizar as estruturas, instalar novos coletores de esgoto, levar a quantidade necessária de água para cada região. Estas são algumas das ações presentes na rotina da Águas Pontes e Lacerda, que agora conta com um reforço para que o saneamento avance ainda mais e melhor: o estudo da modelagem hidráulica. A concessionária encerra o mês de dezembro com a conclusão dessa importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável das estruturas de saneamento na região. Iniciado em março, o projeto estruturante começa a definir as prioridades dos investimentos no setor.
A modelagem hidráulica é uma importante etapa em prol da manutenção e expansão da qualidade dos serviços de água e esgoto no município. Além disso, visa a adequação do sistema para fazer frente ao crescimento populacional da cidade. Integrando projetos de engenharia, operação e manutenção numa plataforma digital, o projeto consiste num amplo escaneamento dos sistemas de saneamento, apoiando as tomadas de decisão sobre ajustes e investimentos, com foco no bem-estar da comunidade e na mais ampla produtividade dos serviços prestados.
Isso é possível porque a modelagem disponibiliza aos profissionais da empresa um conjunto de informações preciosas para o estudo de soluções no sistema de água e de esgoto, da captação ao tratamento e emissão de efluentes. Entre os benefícios resultantes da utilização da modelagem, a companhia já identificou a necessidade de ampliação no sistema de distribuição de água de município. Com a tecnologia foi possível monitorar a dinâmica do uso desse recurso natural em Pontes e Lacerda e, com isso, definir o dimensionamento de um novo reservatório de água.
A modelagem hidráulica é um investimento técnico efetivo para nos dar suporte na realização do trabalho. É possível planejar com precisão cada novo investimento alinhado às projeções de crescimento das diferentes regiões da cidade e com isso atuar previamente para melhor atender à população”, afirma o diretor operacional da Águas Pontes e Lacerda, André Silva.
Sustentabilidade do recurso hídrico
É de conhecimento público que a preservação dos mananciais hídricos junto do uso responsável da água é um dever de todos. Ciente de seu papel junto à comunidade e ao meio ambiente, a Águas Pontes e Lacerda compartilha essa bandeira essencial, reforçando a importância do uso consciente da água na rotina das famílias. Em virtude disso, a modelagem hidráulica ajudará também na redução dos índices de perdas de água e, consequentemente, no combate ao desperdício do recurso natural.
O trabalho é alcançado a partir da coleta de informações sobre o volume de água produzido na estação de tratamento e o volume efetivamente consumido pela população. Os resultados permitem identificar a quantidade de água que ficou perdida pelo caminho até a casa do consumidor. “Essa informação possibilita um trabalho focado no combate aos vazamentos e às fraudes (água que é desviada em ligações clandestinas na rede) além de orientar a elaboração de um plano de investimentos que auxilie e aprimore as ações da companhia”, observa o diretor.