Consumo consciente: campanha da Águas Pontes e Lacerda visa redução de desperdícios no período da seca | Águas Pontes e Lacerda
Notícias
Consumo consciente: campanha da Águas Pontes e Lacerda visa redução de desperdícios no período da seca
11 de julho de 2022
Com municípios já classificados na seca devido ao baixo volume de chuvas, Mato Grosso é um dos estados que vem enfrentando os efeitos do período da estiagem, gerando preocupação pela dificuldade na captação e distribuição de água nos municípios. Por essa razão, o uso consciente do recurso é de extrema importância. Para ser ter uma ideia, o município de Pontes e Lacerda, já registra 10,67% no aumento do consumo em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, a Águas Pontes e Lacerda retoma a campanha de conscientização da população sobre o tema. No ano passado, a ação resultou na economia de mais de 19 mil m3 de água nos meses da estiagem.
Observando o mapa de precipitação acumulada do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Mato Grosso, na última quinzena, a maior taxa atingida é 30 mm, com municípios chegando ao nível zero, ou seja, sem qualquer registro de chuvas. Em Pontes e Lacerda, não há previsão de chuvas pelos próximos 15 dias, segundo o Climatempo, com a temperatura máxima variando de 26ºC a 35º C.
Diante do cenário preocupante, a Águas Pontes e Lacerda reforça a campanha Consumo Consciente, como parte das ações do Plano de Estiagem 2022. A proposta é estimular a população para que adotem medidas de redução de desperdícios e uso adequado do recurso hídrico no dia a dia. Assim como no ano passado, a iniciativa prevê a emissão de boletins informativos com alertas de estiagem, níveis dos reservatórios e locais mais afetadas pelo baixo volume de água.
“É um período delicado para toda a população devido às altas temperaturas e o clima seco. O Plano de Estiagem prevê algumas ações voltadas para auxiliar os consumidores e também contribuir com as operações de captação e distribuição de águas. Contamos com o apoio da comunidade de Pontes e Lacerda, que no ano passado conseguiu reduzir o consumo”, afirma o diretor geral da concessionária, Christopher Alves.
Entre as medidas que podem ser adotadas estão o reaproveitamento da água para uso doméstico, diminuir a frequência de lavagem de calçadas e quintais ou optar pelo uso de baldes, controlar o tempo gasto com o banho, desligar torneiras ao escovar os dentes, verificar a existência de vazamentos ou problemas em descargas e pias. “Sempre reforçamos que qualquer ação para reduzir o consumo de água já é válida, principalmente, neste momento de poucas chuvas”, acrescenta Alves.
Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.