Estiagem | Sem chuvas há mais de dois meses, Águas Pontes e Lacerda faz alerta | Águas Pontes e Lacerda
Notícias
Estiagem | Sem chuvas há mais de dois meses, Águas Pontes e Lacerda faz alerta
07 de agosto de 2023
O período da estiagem já começou. Em 2023 os impactos prometem ser mais moderados que nos anos anteriores devido ao volume de chuvas acima da média registrado nos últimos meses, mas ainda requer atenção. A temporada de seca segue até meados de setembro, por isso é importante que a população se atente ao consumo consciente do recurso hídrico, evitando o desperdício.
Em Pontes e Lacerda não chove há mais de 60 dias. O último registro pluviométrico data 29 de maio e não há previsão de chuvas para os próximos dias.
A Águas Pontes e Lacerda, empresa do grupo Iguá, trabalha fortemente com planejamentos prévios de enfrentamento da estiagem. Graças ao plano de ação e formação do Grupo de Estiagem, criado para discussões e traçamento de estratégias, a população do município pode contar com o abastecimento ininterrupto no ano passado.
O diretor operacional da concessionária ressalta que dentre as iniciativas já estabelecidas estão os investimentos na implantação de um novo reservatório de 2 milhões de litros, melhorias e aumento na produção de água, reforço de rede, implantação de estações pressurizadoras (Boosters) e a locação de geradores de energia, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento do sistema de distribuição mesmo em caso de queda elétrica. Como prática sustentável, pilar da concessionária, serão realizadas palestras e treinamentos para a comunidade sobre consumo consciente e identificação de vazamentos internos.
“Hoje, os mananciais estão com bons níveis e a captação segue fluindo normalmente. Mas, o aumento das temperaturas e o tempo seco resulta num aumento do consumo e, consequente, uma maior demanda do recurso hídrico. Investimentos, inovações e gestão operacional estão sendo realizados pela concessionária, assim como as ações visando o consumo consciente e a redução de desperdícios, objetivos permanentes da concessionária alinhada com suas práticas sustentáveis. E é por isso que, juntamente com o Grupo de Estiagem, traçamos estratégias e iniciativas de enfrentamento meses antes do período de seca começar – justamente para que a população sinta o menor impacto possível. Estamos preparados! ”, reforçou Christopher.
Repensar as formas de uso da água assim como a reutilização dela são maneiras eficazes de economia, inclusive é um fator importante para a redução no valor da fatura.