Gerador de cloro eleva qualidade da água | Águas Pontes e Lacerda

Notícias

Gerador de cloro eleva qualidade da água

Gerador de cloro eleva qualidade da água

21 de June de 2021



Economia, segurança e qualidade estão entre os benefícios da tecnologia de aplicação de cloro utilizada pela Águas Pontes e Lacerda, empresa da Iguá Saneamento. O processo conta com o uso de sal de cozinha, água e energia elétrica para a produção de hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como cloro. A substância, que contribui com a qualidade da água na rede de abastecimento, tem sido usada também na desinfecção de locais públicos durante a pandemia de Covid-19.


A diretora operacional da Águas Pontes e Lacerda, Julie Campbell, explica que o gerador de cloro é utilizado pela concessionária há pouco mais de um ano e que os resultados têm sido bastante satisfatórios. Um dos métodos mais avançados e modernos do mercado de cloração, o equipamento desenvolvido pela Hidrogeron está instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pontes e Lacerda.


“É um equipamento bem completo que desenvolve várias funções no processo de produção de cloro, com menor custo, sem o risco de manuseio do produto pelas equipes e a garantia de mais qualidade da água. Isto ocorre porque a concentração de cloro é menor ao mesmo tempo em que se mantém por mais tempo na rede”, acrescenta.


Ao contrário dos métodos antigos, a tecnologia Hidrogeron dispensa dosagens maiores de cloro na saída da ETA, ou pontos de recloração. A solução oxidante a base de hipoclorito de sódio gerada é mais eficiente que os métodos tradicionais de cloração e seu alto poder oxidante possibilita que o residual de cloro percorra toda rede. Com o investimento no gerador, a Águas Pontes e Lacerda reforça seu compromisso com a sustentabilidade, oferecendo à população um serviço de alta qualidade com desenvolvimento de inovação e tecnologia.


“Notamos uma melhora significativa na qualidade da água distribuída em Pontes e Lacerda desde o início do funcionamento do gerador. A população tem contado com um produto mais seguro e livre de substâncias químicas e resíduos. Para a empresa tem resultado também em economia e segurança das equipes”, frisa o gerente da Águas Pontes e Lacerda.
 

Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende a cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

 

voltar