Redes cruzadas aumentam risco de vazamentos | Águas Pontes e Lacerda

Notícias

Redes cruzadas aumentam risco de vazamentos

Redes cruzadas aumentam risco de vazamentos

07 de fevereiro de 2022


Águas Pontes Lacerda faz alerta quanto às ligações irregulares nas tubulações

 

O período chuvoso afasta o risco de falta d’água para consumo, no entanto traz problemas causados por ligações irregulares de água da chuva no sistema de esgotamento sanitário. O alerta é da Águas Pontes e Lacerda, empresa controlada pela Iguá Saneamento, que busca conscientizar a população sobre os transtornos, bem como os riscos à saúde e ao meio ambiente.

 

Em situações como estas, em que as chuvas são abundantes, o problema fica mais evidente. Isso pode ser facilmente verificado, por exemplo, quando há vazamento nos poços de visitação (PV), os populares bueiros das ruas, que existem para acesso das equipes em caso de manutenção. Isso quer dizer: há um excesso de líquido dentro da tubulação, geralmente causado por mau uso do sistema, devido ligações cruzadas e/ou clandestinas de água pluvial.

 

Outro problema verificado na cidade, lembra o diretor operacional da Águas Pontes e Lacerda, Christopher Alves, é a ligação de calhas (água pluvial) e piscinas diretamente na rede de esgoto. “Esse volume, não dimensionado para o sistema de esgotamento sanitário, acaba sobrecarregando a tubulação, podendo causar refluxos e até rompimentos”, salienta.

 

O esgoto e a água de chuva não podem ser misturados, são resíduos totalmente diferentes, reforça Alves, e os imóveis precisam se adequar quando houver esse tipo de ligação indevida. Em caso de novas construções, o proprietário deve verificar se as instalações estão com redes individuais. É importante sempre buscar a orientação de um profissional da área para evitar transtornos.

 

Além do mau cheiro, o extravasamento do esgoto nas ruas e nos imóveis pode provocar problemas à saúde e ambientais. Há impactos inclusive no processo de tratamento, acrescenta o diretor. Daí a necessidade de conscientização da população quanto à forma correta de fazer as ligações.

 
O regulamento – De acordo com a legislação que regulamenta o abastecimento de água e o esgotamento sanitário em Pontes e Lacerda, Decreto nº 095 de 24 de agosto de 2001, é expressamente proibido o despejo das águas pluviais na rede de esgoto. Aqueles que não respeitam a legislação estão sujeitos à penalidade de multa.

 

Canais de informação - Está com dúvida sobre a ligação da água de chuva na rede de esgoto? É só entrar em contato pelos canais de atendimento: No telefone 0800 400 0506, WhatsApp (65) 99235-0558, pelo webchat no site da concessionária (www.igua.com.br/pontes-e-lacerda) ou na loja de atendimento, que fica na Rua Rio Grande do Sul, 31, no Jardim das Palmeiras.


Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende a cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e a coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br



voltar