Arapiraquenses representam Alagoas na etapa final do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), em São Paulo | Agreste Saneamento

Notícias

Arapiraquenses representam Alagoas na etapa final do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), em São Paulo

Arapiraquenses representam Alagoas na etapa final do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), em São Paulo

02 de dezembro de 2025

O Agreste de Alagoas tem motivos de sobra para se orgulhar. Quatro projetos desenvolvidos por arapiraquenses, que integram a equipe da Agreste Saneamento, foram selecionados para a fase nacional do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) 2025, o mais importante reconhecimento do setor no país, considerado o “Oscar” do Saneamento.


As iniciativas, aprovadas na etapa técnica da premiação, levarão o nome de Arapiraca e de Alagoas ao Seminário Nacional de Benchmarking do PNQS, que será realizado entre 25 e 27 de novembro, em Campinas, São Paulo. Os cases destacam o compromisso da Agreste Saneamento, que opera os sistemas de tratamento de água para 10 municípios do Agreste alagoano, incluindo Arapiraca, com a inovação, a eficiência e o desenvolvimento sustentável do saneamento.


Entre os finalistas, o “Modelo Estruturado de Gestão Contratual”, de Gabryelle Gomes, aprimorou a governança e a padronização de processos. Na área operacional, Paulo Felipi de Melo Barbosa assina o case “Gestão Avançada de Manutenção, que aumentou a confiabilidade dos sistemas.


Em saúde e segurança, o projeto “Modelo Integrado de Gestão e Cultura de Segurança”, de Fábio José da Silva Santos, consolidou uma nova cultura preventiva. Fechando a lista, o “Fornecedor Nota 100”, de Vitória Regina Martins Silva, modernizou a avaliação de fornecedores com apoio de Inteligência Artificial.


Para a diretora-geral da Agreste Saneamento, Ângela Lins, o resultado reforça a maturidade técnica da equipe e o impacto direto dessas iniciativas na melhoria do serviço prestado à população. “Esses resultados mostram o poder da nossa gente. Cada projeto finalista representa um avanço real no nosso dia a dia dentro da operação. É o Agreste alagoano mostrando que inovação, compromisso e excelência também nascem aqui. Esse reconhecimento é de todos que fazem parte da nossa jornada”, ressalta.



Sobre a Agreste Saneamento: Há 13 anos em Alagoas, a Agreste Saneamento atua em Parceria Público-Privada com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para captar, aduzir e tratar água, beneficiando cerca de 400 mil pessoas em 10 municípios da região agreste. Referência em qualidade operacional, sustentabilidade e ações sociais, a empresa já foi reconhecida sete vezes como uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas pela pesquisa Great Place To Work (GPTW). Com projetos inovadores como o reaproveitamento do lodo de ETA e a destinação de geobags para agricultores, também acumula premiações nacionais, entre elas o PNQS e o reconhecimento do Troféu Alagoas Verde pelo Instituto Trata Brasil.

voltar