Águas Canarana doa sementes nativas para Bacia do Rio Tanguro | Águas Canarana

Notícias

Águas Canarana doa sementes nativas para Bacia do Rio Tanguro

Águas Canarana doa sementes nativas para Bacia do Rio Tanguro

09 de September de 2020

Buscando colaborar com a preservação ambiental e em sintonia com o DNA da Iguá Saneamento, controladora da concessionária, a Águas Canarana doará de 61 quilos de sementes nativas do Cerrado para contribuir com a proteção à Bacia do Rio Tanguro. Fornecido pela Rede de Sementes Xingu, o material será entregue à Secretaria de Meio Ambiente de Canarana para a produção de 25 mil mudas. O plantio está programado para dezembro.


Com sua nascente localizada na terra indígena Pimentel Barbosa, na zona rural do município, o Rio Tanguro é fonte de água para o abastecimento da cidade de Canarana. Parte das mudas será destinada ao plantio na bacia do rio, incluindo o ponto de captação de água para o sistema de tratamento e distribuição local. Outra parte será doada para escolas, entidades sociais e propriedades rurais que margeiam a microbacia do rio, por meio do projeto ambiental municipal Aroeira. A loja da Águas Canarana também irá disponibilizar exemplares a clientes interessados no plantio de espécies nativas.

 

“Todas as nossas ações visam o respeito às pessoas e ao meio ambiente. Nós captamos água do Rio Tanguro para distribuição, após o tratamento, a toda a população de Canarana, e entendemos que cabe a todos nós o cuidado com essa rica fonte de vida. Além de um cuidado com o meio ambiente, é um investimento para a cidade como um todo”, afirma o gerente da Águas Canarana, André Bof.  

 

As sementes nativas do cerrado foram adquiridas junto à Rede de Sementes Xingu. Com 13 anos de existência, a rede já viabilizou a recuperação de mais de 6,6 mil hectares de áreas na Bacia dos Rios Xingu e Araguaia, além de outras regiões do Cerrado e Amazônia. Dentre as sementes adquiridas pela concessionária para a doação estão as de Caju, Cajuzinho do Cerrado, Ipês Branco, Verde e Roxo, Jatobá da Mata e o Pequi do Xingu (confira a lista completa e os nomes científicos das espécies da flora nativa). 

 

 

voltar