Águas Canarana evita o desperdício de 200 milhões de litros de água | Águas Canarana
Notícias
Águas Canarana evita o desperdício de 200 milhões de litros de água
27 de setembro de 2021
A redução de perdas reais e aparentes na distribuição de água, é um dos trabalhos executados pela Águas Canarana no município. As ações fazem parte do plano de gestão operacional e investimentos da concessionária, cumprindo também a estratégia de sustentabilidade no eixo “Eficiência na gestão do ciclo da água” e tem como objetivo a melhoria contínua no serviço prestado à população. O trabalho integra ainda o Plano de Estiagem da empresa, que conta com ações visando a melhoria no serviço durante o período de seca, tendo como objetivo evitar a falta de água.
Quanto às perdas, um dos focos de atenção é o registro de vazamentos na rede de abastecimento, que vem recebendo ações de monitoramento, melhorias na infraestrutura de distribuição de água e outros investimentos. O resultado é uma redução de até 90,0% no tempo de atendimento aos serviços de água. Em Canarana, desde maio de 2021, é executado o programa de pesquisa de vazamento, com o monitoramento do sistema de abastecimento da concessionária. Utilizando métodos acústicos e equipamentos, como a haste de escuta e o geofone eletrônico, uma equipe monitora a rede para identificar vazamentos.
De janeiro a agosto, cerca de 1.037 pontos de vazamento foram encontrados pela Águas Canarana, sendo 275 em pontos não visíveis e que exigiram esforços redobrados no trabalho de identificação. Com as medidas de combate aos vazamentos, a concessionária evitou desperdício de 206.790,60 milhões de litros de água produzida, equivalente a quase 11 piscinas olímpicas. O volume corresponde a cerca de 5,5 dias de abastecimento na cidade.
De acordo com a Diretora de operações da concessionária, Julie Campbell, a redução de vazamentos na rede contribui com o combate ao desperdício de água. “Uma das nossas preocupações em relação às perdas é verificar se o que está sendo captado corresponde ao distribuído à população de Canarana. Quando estes números não coincidem significa que estamos perdendo algo. A eficiência na gestão do ciclo da água é um eixo muito importante para a concessionária e tem sido cada vez mais trabalhado junto às equipes”, pontua.
A concessionária prevê ainda para este ano, a instalação de novos equipamentos que contribuem na gestão de perdas, evitando que haja desperdício durante reparos e manutenções. Outra novidade é o projeto de modelagem hidráulica, criado em 2018 e que em 2021 passa pela fase de calibração e testes. A proposta informatiza todo o sistema de água e esgoto do município, possibilitando que as equipes visualizem os impactos de futuras intervenções na região, diminuindo algum possível transtorno para todos os nossos clientes.
voltar
Quanto às perdas, um dos focos de atenção é o registro de vazamentos na rede de abastecimento, que vem recebendo ações de monitoramento, melhorias na infraestrutura de distribuição de água e outros investimentos. O resultado é uma redução de até 90,0% no tempo de atendimento aos serviços de água. Em Canarana, desde maio de 2021, é executado o programa de pesquisa de vazamento, com o monitoramento do sistema de abastecimento da concessionária. Utilizando métodos acústicos e equipamentos, como a haste de escuta e o geofone eletrônico, uma equipe monitora a rede para identificar vazamentos.
De janeiro a agosto, cerca de 1.037 pontos de vazamento foram encontrados pela Águas Canarana, sendo 275 em pontos não visíveis e que exigiram esforços redobrados no trabalho de identificação. Com as medidas de combate aos vazamentos, a concessionária evitou desperdício de 206.790,60 milhões de litros de água produzida, equivalente a quase 11 piscinas olímpicas. O volume corresponde a cerca de 5,5 dias de abastecimento na cidade.
De acordo com a Diretora de operações da concessionária, Julie Campbell, a redução de vazamentos na rede contribui com o combate ao desperdício de água. “Uma das nossas preocupações em relação às perdas é verificar se o que está sendo captado corresponde ao distribuído à população de Canarana. Quando estes números não coincidem significa que estamos perdendo algo. A eficiência na gestão do ciclo da água é um eixo muito importante para a concessionária e tem sido cada vez mais trabalhado junto às equipes”, pontua.
A concessionária prevê ainda para este ano, a instalação de novos equipamentos que contribuem na gestão de perdas, evitando que haja desperdício durante reparos e manutenções. Outra novidade é o projeto de modelagem hidráulica, criado em 2018 e que em 2021 passa pela fase de calibração e testes. A proposta informatiza todo o sistema de água e esgoto do município, possibilitando que as equipes visualizem os impactos de futuras intervenções na região, diminuindo algum possível transtorno para todos os nossos clientes.