Rotina de manutenções preserva qualidade dos sistemas de saneamento | Águas Canarana
Notícias
Rotina de manutenções preserva qualidade dos sistemas de saneamento
19 de novembro de 2020
No meio do caminho, sinalização, equipamentos e uma equipe da concessionária de saneamento básico. Uma cena comum, que facilmente passa despercebida em meio ao movimento da cidade, guarda uma das principais estratégias da prestação dos serviços de saneamento básico: cuidar preventivamente das estruturas de água, garantindo que elas funcionem corretamente ao longo dos anos. No município, as ações preventivas são realizadas pela Águas Canarana, empresa pertencente à Iguá Saneamento, ao longo do dia e durante a noite. Elas são planejadas para gerar o menor impacto possível ao sistema de tratamento de água e ao trânsito.
Dentre as medidas operacionais preventivas da Águas Canarana, destaca-se a limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA), que é realizada diariamente, com o intuito de manter os padrões de qualidade. Na unidade de captação de água bruta, situada no Rio Tanguro, as manutenções das bombas elétricas ocorrem sempre que necessário, como forma corretiva. As atividades contribuem com a preservação das estruturas que compõem o sistema de abastecimento da cidade, garantindo o fornecimento de água tratada de qualidade às famílias de Canarana, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).
Reparos – Nem só de prevenção é composta a rotina do saneamento básico. A concessionária é preparada para fazer reparos na rede de abastecimento, preservando a qualidade e continuidade do fornecimento e evitando perdas de água tratada. Em Canarana, o rompimento espontâneo de tubulações, quebras na rede causadas por escavações de obras de terceiros e os furtos de água são as principais causas de danos ao sistema. “A Águas Canarana encontra-se preparada para o atendimento, com a maior agilidade e eficiência, causando o menor impacto possível ao sistema e a população”, afirma André Bof, gerente operacional Águas Canarana.
Caixa d´água, apoio importante – Tanto as manutenções preventivas quanto os reparos na rede podem provocar a interrupção temporária do abastecimento. “Em alguns casos, para que o procedimento operacional ocorra, é necessário interromper o fornecimento de água, que será reestabelecido assim que o serviço for finalizado, respeitando o tempo de pressurização da rede. No entanto, os efeitos da suspensão temporária acabam por não serem sentidos nas unidades consumidoras (residenciais ou comerciais) que possuem caixa d’água com volume adequando ao número de consumidores interno”, observa o gestor.