Relatório da Águas Comodoro traz informações sobre qualidade da água | Águas Comodoro

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Relatório da Águas Comodoro traz informações sobre qualidade da água

Relatório da Águas Comodoro traz informações sobre qualidade da água

28 de April de 2022

Já está disponível para consulta dos clientes da Águas Comodoro, operação do Grupo Iguá, o Relatório Anual de Qualidade (clique AQUI). O documento traz os resultados do trabalho de monitoramento da concessionária atestando a potabilidade da água na cidade. De janeiro a dezembro de 2021, a companhia, tratou e distribuiu nas redes públicas de abastecimento aproximadamente um milhão de metros cúbicos de água. São números que se tornam ainda mais impressionantes, levando em consideração que cada metro cúbico equivale a 1 mil litros de água.


Para assegurar a qualidade do recurso hídrico que chega às torneiras dos clientes, a Águas Comodoro conta com equipe técnica qualificada, laboratórios independentes e acreditados pelo Inmetro, demonstrando o compromisso da empresa com a população, por meio da prestação de serviços. A companhia realizou 59.492 mil análises físico-químicas e bacteriológicas.


“Temos como um dos pilares de atuação a eficiência nos processos de captação, produção e distribuição. Para, além de suas aplicações no preparo de alimentos, higiene pessoal, lavagem de roupas, carros ou para lazer, a água é um bem essencial para a vida. Nosso compromisso é garantir a qualidade do produto que chega até à casa dos consumidores dentro dos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde”, reforça o diretor operacional da Águas Comodoro, Christopher Alves.


Para esclarecer as principais dúvidas da população, confira as perguntas respondidas abaixo pela companhia:


1 – De onde vem a água que sai das nossas torneiras?

O abastecimento de Comodoro vem do córrego Ribeirão Cascalheira. A captação bruta é feita por sistema de bombeamento chegando até à Estação de Tratamento de Água (ETA).


2 – Como acontece o tratamento da água?

A água bruta, aquela captada do rio, chega até à Estação de Tratamento de Água (ETA). Em seguida, é realizada a coagulação, um processo químico e físico em que partículas de sujeira muito pequenas começam a se atrair e separar da água. A seguir na filtração as partículas e impurezas são retiradas através de filtros. As etapas finais são a Desinfeção com cloro para eliminar micro-organismos e garantia da qualidade e Fluoretação, que adiciona flúor para a redução da incidência de cárie dentária. A água é então armazenada e distribuída pela rede à população.


3 – Depois de tratada, existe um controle para verificar a qualidade?

Sim. Em 2021, a Águas Comodoro realizou mais de 59 mil análises físico-químicas e bacteriológicas para avaliar a qualidade da água. As amostras coletadas são examinadas em laboratórios independentes e acreditados, com todos os equipamentos técnicos necessários, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Conforme disciplinam as portarias do Ministério, ao consumo humano deve ser assegurada água potável, fonte para a ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal.


De acordo com os resultados obtidos pela Águas Comodoro, o recurso no município está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos reguladores, sem riscos à saúde.


4 – A água que é distribuída em Comodoro pode ser consumida direto da torneira?

Sim. Ela é própria para consumo, seguindo todas as exigências legais de qualidade.


5 – O que fazer quando identificar alteração na cor, gosto ou odor?

A primeira atitude é evitar o consumo e entrar em contato diretamente com a concessionária por meio dos canais de atendimento, disponíveis 24 horas, sendo eles o 0800 400 0519 WhatsApp (65) 9 9240 8214. Além disso, o cliente também deverá fechar o registro do cavalete. Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a Águas Comodoro também orienta aos clientes que procedam com a limpeza da caixa a cada seis meses. Tal medida auxilia na prevenção da contaminação por germes, bactérias, vírus, entre outros poluentes.

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