ENTREVISTA: diretor geral da Esap fala sobre o importante papel dos serviços de água e esgoto para o desenvolvimento de Palestina | ESAP

Notícias

ENTREVISTA: diretor geral da Esap fala sobre o importante papel dos serviços de água e esgoto para o desenvolvimento de Palestina

ENTREVISTA: diretor geral da Esap fala sobre o importante papel dos serviços de água e esgoto para o desenvolvimento de Palestina

11 de outubro de 2022

Você sabia que Palestina é destaque no ranking nacional de saneamento básico? É isso mesmo. Com base em um estudo realizado pelo Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, é possível ver o quanto o município está acima da média, uma vez que os indicadores de tratamento de esgoto são baixos em outras regiões brasileiras - entre 18,3% de esgoto tratado no Norte e 52,6% no Centro-Oeste. E tem mais, 22 Estados tratam menos que 50% do esgoto gerado (sendo que seis tratam menos de 20%).

 

Na contramão desses números, em Palestina 98% do esgoto é tratado e, agora, com a finalização da construção da Estação de Tratamento de Esgoto Boturuna, no final deste ano, esse índice vai para 100%. Tudo isso só é possível devido ao esforço e comprometimento da Esap, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto do município há 14 anos.

 

Para explicar a importância desse trabalho tão importante para a qualidade de vida e saúde da população e para a preservação do meio ambiente, convidamos o diretor-geral da concessionária, Luís Guilherme Bizelli, para uma entrevista sobre o tema, confira:

 

Qual o segredo para atingir esse destaque nacional, impactando de forma tão positiva a vida da população, e também o reconhecimento local, que é muito forte?


Luís Guilherme Bizelli – A resposta é simples: muito trabalho e dedicação. Nossa equipe é composta por pessoas de Palestina que vivem e acreditam no desenvolvimento da cidade. Podemos citar ainda que nós conseguimos atingir excelentes índices por alinhar dois pontos importantes: investimentos com planejamentos estratégicos e competência, não só técnica-operacional, mas também no que diz respeito a valores humanos. Trabalhamos todos os dias com foco no nosso compromisso de oferecer serviços de água e esgoto de qualidade e com eficiência, nos colocando sempre à disposição da população, pois sabemos a importância do saneamento no dia a dia de cada um.

 

Já divulgamos várias vezes sobre a qualidade dos serviços e sabemos que 100% da água distribuída na cidade é tratada de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. E o sistema de esgoto? Como é composto?


Luís Guilherme Bizelli - O município de Palestina possui atualmente 98% do esgoto coletado e tratado e três estações de tratamento de esgoto em operação, a ETE Piau (responsável por 100% da área urbana), a ETE Duplo Céu (distrito) e a ETE Jurupeba (distrito). Agora, demos início à construção do sistema de esgotamento sanitário em Boturuna, com a finalização da obra e na sequência com as interligações da rede nos imóveis do distrito, atingiremos a tão desejada universalização, ou seja, 100% de água e esgoto tratados.

 

Quando pensamos em um município, qual é o papel do saneamento no desenvolvimento?


Luís Guilherme Bizelli - Uma cidade que se preocupa com o saneamento básico, pensa sempre em um futuro melhor para sua população e as futuras gerações. Entre os benefícios efetivos do saneamento estão a valorização dos imóveis, o crescimento da região por possibilitar linhas de créditos e investimentos, a expansão do turismo e outras atividades econômicas, além da geração de empregos e renda.

 

Quais os benefícios do saneamento básico para a saúde pública?


Luís Guilherme Bizelli - Tratar da água e do esgoto é cuidar da saúde. Para se ter uma ideia, o saneamento básico reduz os riscos de doenças e custos com serviços hospitalares, além de comprovadamente aumentar a produtividade no trabalho e o rendimento escolar. O Ministério da Saúde afirma que a cada real gasto em saneamento, nove são economizados em saúde. Os indicadores da saúde pública em Palestina têm melhorado desde 2008. De acordo com dados do DATASUS, a taxa de pessoas internadas por diarreia, por exemplo, era de 1,9 por mil habitantes em 2011, em 2021 esse índice foi de 0,2 internações.

 

E a relevância para a preservação do meio ambiente?


Luís Guilherme Bizelli - O esgoto tratado diminui a poluição de rios e solo, além de preservar o ecossistema, já que o efluente devolvido para a natureza, depois de passar pelo processo de tratamento, é muitas vezes até mais limpo que a própria água do córrego. Essa pureza é medida pelo DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), que corresponde à quantidade necessária de oxigênio para estabilizar a matéria orgânica presente nas lagoas de tratamento.  A cidade atende a esse parâmetro de forma exemplar, preservando seu meio ambiente.

 

Para finalizar a entrevista, caso o leitor queira saber mais sobre o trabalho realizado ou entrar em contato com a Esap, quais são os canais de atendimento?


Luís Guilherme Bizelli – O nosso site traz diversas informações e notícias atualizadas sobre os nossos serviços, basta acessa www.igua.com.br/esap. Qualquer dúvida, os clientes podem entrar em contato telefone 0800 771 7195 ou o WhatsApp (17) 981345564 que funciona 24 horas por dia, ou mesmo ir até a nossa loja que está localizada na rua Paulo Araújo, n° 1118, no Centro, com horário de funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Estamos sempre à disposição.


voltar