Esap alerta população sobre os riscos causados pelas redes cruzadas | ESAP
Notícias
Esap alerta população sobre os riscos causados pelas redes cruzadas
25 de janeiro de 2024
Chegou a temporada de chuvas e com ela a Esap, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, detecta, extravasamentos de esgoto em alguns pontos da cidade, muitas vezes causados por redes cruzadas - locais onde existe uma tubulação única para o esgoto e a água de chuva.
Para evitar esses extravasamentos, a Esap executa limpezas em redes de esgoto do município durante todo ano. Esse trabalho de manutenção preventiva acontece periodicamente e tem como objetivo retirar os resíduos sólidos da tubulação, que dificultam a passagem dos esgotos domiciliares, porém também é necessário adequar as redes de esgoto dos imóveis com ligações inadequadas.
Entenda melhor:
1 - O esgoto e a água de chuva não devem ser misturados por serem resíduos totalmente diferentes.
2 - A tubulação para esgoto é projetada apenas para resíduos originários da descarga ou dos ralos das pias, e é responsável por encaminhar essa água suja para as estações de tratamento de esgoto.
3 - Já as redes de água de chuva são dimensionadas para uma grande quantidade de fluxo em um curto espaço de tempo, indo diretamente para os rios por intermédio das galerias pluviais.
Como eliminar as redes cruzadas?
Mesmo parecendo tão simples, ainda existem em muitos imóveis com encanamento único para os dois tipos de resíduos (esgoto e chuva).
Se em dias de fortes chuvas, você presenciar na sua residência, o retorno de esgoto pode ser que seu imóvel seja um exemplo de rede cruzada. Quando isso acontece, as redes são obstruídas, podendo gerar mau cheiro e até interdições no trânsito devido a extravasamentos em vias públicas.
É importante procurar um profissional da área para resolver esse problema e evitar transtornos. Em caso de novas construções, verifique se as instalações estão adequadas com redes individuais, uma para água de chuva e outra para resíduos de esgoto.
Qualquer dúvida em relação às redes cruzadas, os moradores podem entrar em contato pelos canais de atendimento da Esap 0800 771 7195 (24 horas), WhatsApp (17) 981345564 ou acessando o webchat no site da concessionária www.igua.com.br/esap. A loja de atendimento fica localizada na rua Paulo Araújo, n° 1118, no Centro, funciona normalmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.