Esap anuncia construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Boturuna rumo à universalização | ESAP

Notícias

Esap anuncia construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Boturuna rumo à universalização

Esap anuncia construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Boturuna rumo à universalização

29 de September de 2022

No dia 22 de setembro, a Esap, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental, promoveu uma roda de conversa no Salão da Capela Santa Filomena com cerca de 20 moradores do distrito de Boturuna, em Palestina.

 

Na ocasião, os convidados foram recepcionados por colaboradores da concessionária para assistir a uma apresentação feita pela gerente operacional, Renata Ferrarese, sobre a importância do esgoto para melhorar a qualidade de vida, os investimentos já realizados pela Esap na cidade e os detalhes da construção da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito, prevista para iniciar no mês de outubro. “Sempre priorizamos esse contato direto com a população para ouvir, esclarecer dúvidas e estarmos próximos dos nossos clientes. Por isso, mobilizamos nossa equipe para fazermos este encontro com quem mora no distrito e assim contar em primeira mão sobre as ações e o que isso trará de benefícios”, explica Renata.

 

Moradores apoiam iniciativa

 

Um dos moradores mais participativos foi o senhor Alécio Colognesi, de 75 anos, morador de Boturuna desde 1955. “Estou muito satisfeito com essa atitude da Esap de vir aqui e conversar com a gente, se preocupar com o que pensamos e o que esperamos. Para mim, contar com a rede coletora de esgoto é muito importante para a nossa saúde, para o crescimento do nosso distrito e, principalmente, para as futuras gerações”, comemora.

 

Marli Abrantes Barbosa, de 42 anos, mora há 26 anos no local e está entusiasmada com a chegada da ETE. “Com certeza, teremos mais saúde para nossa comunidade já que as fossas sanitárias geram a proliferação de muitos insetos e mau cheiro. Estou muito feliz com essa notícia”, conta.

 

O prefeito de Palestina, Reinaldo Cunha, participou do encontro acompanhado da primeira-dama, Penha França Pereira da Cunha. “A Esap realiza um trabalho muito sério no nosso município. Este momento é um marco já que nossa cidade estará no topo do ranking brasileiro ao chegar na tão sonhada universalização com 100% de água e esgoto tratados”, ressalta.

 

Entenda como será a ETE Boturuna

 

Com investimentos de cerca de R$ 900 mil, esta obra faz parte do plano de investimentos da Esap para a universalização dos serviços de água e esgoto de Palestina. Atualmente, 98% do esgoto do município são tratados com estações de tratamento Piau, Duplo Céu e Jurupeba. Com a construção da ETE Boturuna, esse índice chegará a 100%.

 

A partir deste mês, será dado início à terraplanagem no terreno e já deu início a construção dos tanques de tratamento. Em seguida, acontecem as montagens e instalações dos sistemas hidráulico e elétrico na Estação. A previsão de finalização da obra é até o final deste ano.

 

Depois desta etapa, o último passo é interligar os imóveis na rede coletora que já foi construída com aproximadamente quatro quilômetros de tubulações de PVC e desativar todas as fossas sépticas em parceria com a Prefeitura.

 

 

Tratar o esgoto é:

 

●    Cuidar do meio ambiente.


●    Promover saúde.


●    Ter a certeza de um futuro melhor.


●    Valorizar os imóveis do distrito.


●    Possibilitar linhas de créditos e investimentos.


●    Colaborar para o desenvolvimento da cidade

 

 

Como o esgoto será tratado?


O processo de tratamento para transformar o esgoto em água limpa é longo e complexo. Entenda como funciona em oito tópicos:


1.   A primeira etapa é o tratamento preliminar, composto com um conjunto de gradeamento, que retém sólidos como pedaços de plástico, madeira e brinquedos descartados na rede.


2.   Depois, o efluente segue para o reator anóxico, onde ocorre o processo denominado desnitrificação, ou seja, a remoção de nitrogênio.


3.   Na sequência, o esgoto é destinado ao distribuidor de vazão, onde inicia o tratamento biológico nos tanques de aeração e reator biológico. Nessa etapa ocorre a formação do lodo ativado e as decomposições biológicas dos poluentes.


4.   Após esse processo biológico, entra em cena o floculador, composto por um agitador mecânico e dosador de coagulante.


5.   Na sequência, o decantador lamelar realiza a separação do lodo e do efluente já clarificado.


6.   O lodo é armazenado no leito de secagem, enquanto o efluente transcorre para o filtro gravitacional dotado de areia e carvão ativado como meio filtrante.


7.   Em seguida ao processo de filtração, o efluente segue para a cisterna e de lá vai para o tanque de desinfecção, onde entra em contato com um agente desinfetante à base de cloro para eliminação dos coliformes.


8.   Por último, o esgoto tratado segue o seu destino final, o córrego Formiga.

 
Para saber mais sobre os trabalhos da Esap, acesse www.igua.com.br/esap.

voltar