Esap comemora 15 anos com avanços no saneamento básico | ESAP
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Esap comemora 15 anos com avanços no saneamento básico
03 de novembro de 2022
Água na torneira
Nesses anos de atuação, fornecer água de qualidade sempre foi uma das prioridades da concessionária. Antes de 2007, era comum registros de falta de água principalmente no período da tarde. Desde então, a Esap garante água para os moradores captada dos 17 poços distribuídos pela cidade.
Esse recurso é tratado de acordo com as legislações vigentes e a qualidade é medida diariamente. São coletadas amostras nos reservatórios e nos cavaletes dos imóveis para analisar propriedades como turbidez, cor, presença de cloro, entre outras. Para se ter ideia, são realizadas 2 mil análises por mês abrangendo parâmetros físico-químicos, orgânicos, inorgânicos e biológicos.
Investimento em Palestina
Para atingir essa eficiência, a Esap investiu na construção de novos poços, na reforma e modernização de reservatórios, extensão de redes de distribuição, aplicação de tecnologia para o tratamento e monitoramento, entre outras melhorias.
“Nossos esforços corroboram em benefícios para a população por meio da promoção da saúde e da qualidade de vida. Sabemos que muito já foi realizado e continuamos sempre em busca de novos planos para melhorar ainda mais os serviços de água da cidade”, afirma o diretor geral da concessionária, Luís Guilherme Bizelli.
Esgoto
Quando a Esap começou a operar no município não existia tratamento de esgoto nos distritos.
Com a construção dos sistemas de esgotamento sanitário em Duplo Céu e Jurupeba, a cidade ocupa hoje uma posição de destaque no ranking nacional como uma das cidades que mais investe em saneamento, com 98,5% de esgoto tratado. Segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento), somente 45% de todo esgoto gerado no Brasil passa por tratamento.
Este tipo de investimento colabora diretamente para o aumento da produtividade nas empresas locais, do índice de educação nas escolas, da valorização imobiliária e da preservação dos recursos naturais, refletindo também no crescimento da região.
“É nessa somatória de realizações que acreditamos e seguimos cumprindo à risca o nosso compromisso com Palestina. Sabemos que saneamento básico de qualidade é sinônimo de promoção da saúde pública e de desenvolvimento coletivo. Fizemos muito nesses primeiros 15 anos e estamos preparados para oferecer o nosso melhor nos próximos. Nossa meta é atingir a universalização com a finalização da Estação de Tratamento de Esgoto em Boturuna, totalizando 100% de esgoto tratado em Palestina”, comemora a gerente operacional da Esap, Renata Ferrarese.
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
O trabalho da Esap vai muito além dos serviços de água e esgoto. A empresa atua junto à comunidade, fazendo parte da vida de quem mora em Palestina, com projetos ambientais e socioeducativos com ações de conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do saneamento básico para a vida e o meio ambiente.
Nesses 15 anos, foram realizadas plantios de árvores, distribuição de mudas, palestras educativas nas escolas, visitas monitoradas, visitas em asilos e instituições, campanhas do agasalho e de doação de sangue, participação do Aquamóvel em eventos da cidade, concurso de redação, entre outros.
Destaque nacional
Este ano, o Instituto Trata Brasil divulgou o resultado do estudo “Perdas De Água Potável (2022, ano base 2020): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço do Saneamento Básico no Brasil", em parceria com o institucional da Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento) e da Water.org, com elaboração da consultoria GO Associados.
Esta pesquisa mostra que a média de perda de água no Brasil é de 40% e traz os números conquistados pelas 100 maiores cidades do país. Se comparada a grandes municípios como Santos (14%), Curitiba (25,34%) e Campo Grande (19,32%), Palestina se desponta por meio dos esforços realizados pela equipe da Esap, com a média de 11% de perda de água nos últimos 12 meses. Esse número também é muito abaixo dos dados de países da América Latina como Uruguai (51%), Peru (40%), Argentina (39%) e Chile (31%).
“É um orgulho para nossa equipe manter há anos esses níveis de excelência. O resultado é fruto de um trabalho comprometido realizado com ações voltadas para o bem-estar da população e respeito à natureza, assegurando eficiência na gestão dos recursos hídricos", explica Bizelli.
Clientes em primeiro lugar
A satisfação dos clientes tem prioridade e é um dos pilares do trabalho realizado na cidade pela Esap, oferecendo um atendimento humanizado com escuta ativa para atender às necessidades de cada pessoa.
O uso da tecnologia tem colaborado de forma significativa para essa relação de confiança entre empresa e cliente. No Digi Iguá, plataforma on-line, implantada nos últimos anos, é possível pagar contas de água com cartão de crédito, gerar código de barras da fatura, emitir segunda via, entre outros serviços. Os clientes conseguem executar com segurança, e de casa, muitas das atividades que antes só eram possíveis na loja de atendimento.
Para saber sobre a qualidade dos serviços prestados, a empresa aplica, desde 2018, a pesquisa NPS (Net Promoter Score) no momento do pós-atendimento. “O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população ouvindo com atenção e respeito às experiências dos nossos clientes”, finaliza Bizelli.
Números da Esap
● 100% de água tratada com 5,12 mil ligações
● 25 litros de água tratada por segundo
● 14 reservatórios de água
● 98,5% de esgoto tratado com 4,5 mil ligações
● 23 litros de esgoto tratado por segundo
● 3 Estações de Tratamento de Esgoto