EXCELÊNCIA EM GESTÃO: Esap conquista um dos menores índices de perda de água do Brasil | ESAP

Notícias

EXCELÊNCIA EM GESTÃO: Esap conquista um dos menores índices de perda de água do Brasil

EXCELÊNCIA EM GESTÃO: Esap conquista um dos menores índices de perda de água do Brasil

05 de July de 2022

Recentemente, o Instituto Trata Brasil divulgou o resultado do estudo “Perdas De Água Potável (2022, ano base 2020): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço do Saneamento Básico no Brasil", em parceria com o institucional da Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento) e da Water.org, com elaboração da consultoria GO Associados.

Esta pesquisa mostra que a média de perda de água no Brasil é de 40% e traz os números conquistados pelas 100 maiores cidades do país. Este mapeamento, considerado um dos mais importantes do setor de saneamento, ainda aponta um dado alarmante: o volume de água perdida nos sistemas de distribuição no Brasil equivale a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente, quantidade suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano, pouco mais de 30% da população brasileira em 2020.

Palestina em destaque

Se comparada a grandes municípios como Santos (14%), Curitiba (25,34%) e Campo Grande (19,32%), Palestina se desponta por meio dos esforços realizados pela equipe da Esap, empresa do Grupo Iguá e da Aviva Ambiental, com a média de 11% de perda de água nos últimos 12 meses. Esse número também é muito abaixo dos dados de países da América Latina como Uruguai (51%), Peru (40%), Argentina (39%) e Chile (31%).

“É um orgulho para nossa equipe manter há anos esses níveis de excelência. Esse assunto é sempre levado muito a sério, desde quando assumimos os serviços de água e esgoto da Palestina, em 2007. O resultado é fruto de um trabalho comprometido realizado com ações voltadas para o bem-estar da população e respeito à natureza, assegurando eficiência na gestão dos recursos hídricos", explica o diretor geral da concessionária, Luís Guilherme Bizelli.

Para alcançar esse índice, a Esap realiza:

1 - Acompanhamentos diários de perdas de água nos sistemas de distribuição com pesquisas de vazamentos e por meio da mínima noturna (técnica utilizada para medir a vazão de água)

2 - Haste de escuta mecânica nos cavaletes residenciais da cidade

3 - Geofone que identifica o local exato do vazamento para que a manutenção seja efetuada no menor prazo possível.

4 - A população é convocada a participar desse processo por meio de campanha de conscientização no combate a vazamentos internos nos imóveis.

5 - Ações de combate a fraudes.

6 - Setorização dos sistemas de água da cidade

7 - Agilidade na execução de serviços como vazamentos

O que pode causar perda de água?

No processo de abastecimento de água por meio de redes de distribuição podem acontecer perdas do recurso hídrico em decorrência de variadas causas, como:

  • vazamentos internos.
  • consumos não autorizados (fraudes).

Mais informações podem ser obtidas no site da Esap: www.igua.com.br/esap, nos telefones 0800 771 7195 (24 horas), WhatsApp: (17) 98134 5564 ou na loja de atendimento na rua Paulo Araújo, 1118, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. 

Fonte: https://tratabrasil.org.br/pt/estudos/perdas-de-agua/itb/perdas-de-agua-2022

voltar