Instalações hidráulicas aéreas são grandes aliadas do saneamento | ESAP

Notícias

Instalações hidráulicas aéreas são grandes aliadas do saneamento

Instalações hidráulicas aéreas são grandes aliadas do saneamento

12 de April de 2021

Palestina está em plena expansão. Segundo a Esap, em 2019 foram realizadas 70 ligações de água e esgoto, em 2020 foram 130 e, apenas nos três primeiros meses de 2021, já foram executadas cerca de 50, principalmente em novos loteamentos como Jardim Amélia, Jardim Planalto e Jardim do Bosque II.

 

Outro índice que comprova esse crescimento populacional são os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Em 2010, a população era de 11 mil e, no último estudo divulgado em 2020, esse número aumentou aproximadamente 18%, ultrapassando 13 mil habitantes.

 

Conforme a cidade se desenvolve, novos imóveis são construídos. Segundo a arquiteta urbanista, Amanda Peixe Moraes, um dos principais cuidados que uma pessoa deve ter na hora de realizar o sonho de construir uma casa própria é definir o tipo de instalação hidráulica, que deve ser feita com materiais regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) serem anexadas na parte superior das paredes, conhecidas como instalações aéreas. “As prioridades das pessoas costumam ser economia com a obra, projeto arquitetônico e mobiliário, porém essa atenção para a parte hidráulica é fundamental para evitar problemas futuros”, explica.

 

A Esap orienta os clientes que estão construindo ou reformando imóveis para optarem as instalações de água de maneira aérea, ou seja, passar as tubulações pelas paredes ou pelo telhado. Uma das principais complicações que podem acontecer quando as tubulações de água ficam na parte subterrânea é a dificuldade de identificar possíveis vazamentos internos e ocultos.

 

Segundo o diretor geral da Esap, Antonio Hercules Neto, nesses casos o cliente tende a demorar para resolver o problema e, muitas vezes, é preciso quebrar vários cômodos do imóvel para visualizar o escoamento. “Se a instalação estiver aérea, é possível ver o ponto exato, resolvendo o problema com muito mais agilidade e menor custo com o serviço de reparo, além de evitar desperdício de água e transtornos com alterações no valor da conta”, explica.

 

Dicas para ter tranquilidade na construção

 

·        Comprar o terreno em um local com infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica.

·        Procurar um profissional de engenharia ou arquitetura para projetar o imóvel.

·        Contratar uma equipe de profissionais capacitada para executar a obra.

·        Investir em materiais regulamentados pela NBR.

·        Fazer instalações hidráulicas aéreas

 

 

Redes cruzadas

 

Outro fator importante é a construção de redes individuais para escoar água de chuva e água de esgoto. Hércules alerta que essas instalações não devem ser misturadas. “As redes desses dois resíduos são diferentes: a primeira é projetada para grande quantidade de água em um curto espaço de tempo, indo diretamente para os rios por intermédio das galerias pluviais e a segunda é projetada para pouca quantidade de água, apenas originária da descarga ou dos ralos das pias, sendo encaminhada por meio de tubulações até as estações de tratamento de esgoto Piau, Duplo Céu e Jurupeba”, descreve.

 

Caso o cliente tenha alguma dúvida sobre ligações de água e esgoto, podem entrar em contato pelo 0800-7717195 ou pelo WhatsApp (17) 99641-3259. Confira alguns testes fáceis para encontrar vazamentos no site https://igua.com.br/esap/informacoes-para-voce.

voltar