NA COMUNIDADE: Moradores de Palestina comemoram a chegada da ETE Boturuna | ESAP
Notícias
NA COMUNIDADE: Moradores de Palestina comemoram a chegada da ETE Boturuna
13 de abril de 2023
No último dia 5 de abril, Palestina virou notícia na imprensa regional com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Boturuna, obra da Esap, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, com investimentos de cerca de R$ 950 mil. Além de transformar a vida dos mais de 200 moradores do distrito, essa instalação eleva o índice de coleta e tratamento de esgoto de 98% para 100%, colocando o município em destaque no topo do ranking do saneamento.
Agora, a última etapa é interligar os imóveis na rede coletora que já foi construída e desativar todas as fossas sépticas. Importante ressaltar que os moradores do distrito não terão custo nesta etapa já que foi feita uma parceria com a Prefeitura de Palestina para oferecer de forma gratuita esse serviço como um compromisso de responsabilidade social. Em junho, 100% dos imóveis já estarão interligados e a Estação inicia o tratamento.
Moradores conectados com a Esap
Esse momento histórico é motivo de muito orgulho para quem valoriza Boturuna. Até antes mesmo de começar a obra, a Esap priorizou a comunicação direta com a população local. Para isso, em setembro de 2022, antes mesmo do início das obras da nova ETE, foi realizada uma reunião no Salão da Capela Santa Filomena do distrito.
Na ocasião, os convidados foram recepcionados por colaboradores da concessionária para assistir a uma apresentação feita pela gerente operacional, Renata Ferrarese, sobre a importância do esgoto para melhorar a qualidade de vida, os investimentos já realizados pela Esap na cidade e os detalhes da construção da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito. “Esse contato direto é muito importante para nós. Estamos sempre dispostos a ouvir e esclarecer dúvidas sobre o nosso trabalho”, comenta.
Na última semana, o time de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Esap visitou todas as casas de Boturuna para conversar com os moradores sobre a finalização da obra, orientar como será feita a interligação dos imóveis na rede coletora e tirar as dúvidas sobre os serviços de água e esgoto no distrito. “Fomos muito bem recebidos e percebemos que todos estão muito felizes e satisfeitos com a Estação, já que essa obra valoriza os imóveis, possibilita financiamentos e, principalmente, melhora a qualidade de vida”, afirma Renata.
A enfermeira Cleria Gomes, filha do senhor Abílio Gomes da Silva e da dona Ilízia Cândida da Silva, que moraram a vida inteira em Boturuna, elogia essa iniciativa da Esap. Ela nasceu, passou a infância e a adolescência no município e lembra com nostalgia dos dias de diversão no sítio de seus pais. Hoje, mesmo morando na capital paulista, ela visita mensalmente o distrito, onde mantém suas propriedades rurais. “Eu entendo a importância da coleta e tratamento de esgoto para a saúde pública, evitando uma série de doenças, e também pela questão ambiental. Estou muito feliz com essa melhoria em Boturuna”, afirma.
Para a dona Ana de Almeida Oliveira Freitas, que sonhava há muito tempo com um serviço de esgotamento sanitário de qualidade, essa estação vai trazer muito desenvolvimento e saúde. “Estou muito feliz”, comemora.
Marli Santos Abrantes Barbosa mora há mais de 25 anos em Boturuna e se sente empolgada com a ETE. “Com a desativação das fossas sépticas, teremos mais saúde devido à diminuição de insetos e até mesmo do mosquito da Dengue”, destaca.
“O envolvimento dos moradores é essencial neste processo e esse relacionamento segue cada vez mais forte. A partir de maio, vamos programar visitas monitoradas para que todos possam conhecer de perto a nova Estação”, explica Renata.
Para saber mais sobre os trabalhos da Esap, acesse www.igua.com.br/esap.