PROTAGONISMO FEMININO: conheça histórias de mulheres que impulsionam o saneamento em Palestina | ESAP

Notícias

PROTAGONISMO FEMININO: conheça histórias de mulheres que impulsionam o saneamento em Palestina

PROTAGONISMO FEMININO: conheça histórias de mulheres que impulsionam o saneamento em Palestina

06 de March de 2022


No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. É momento de celebrar as conquistas ao longo dos últimos séculos. Depois de tanta luta por reconhecimento, a presença feminina é cada vez mais forte nas diversas áreas da sociedade.


E tem sido assim também no setor de saneamento. A Esap - empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto de Palestina, atende diariamente os mais de 12 mil moradores. Na equipe, a concessionária conta com o trabalho de mulheres que fazem a diferença pelo cuidado, dedicação e potência em suas ações.


Amanda Duarte, de 31 anos, analista comercial da concessionária, diz que viu a oportunidade de fazer parte da equipe na época da faculdade de administração. “Entrei na empresa há onze anos como auxiliar geral na parte da limpeza, depois fui para o almoxarifado e há dois anos trabalho como líder de atendimento. Acho muito importante as mulheres ocuparem cada vez mais os cargos de liderança, essa representatividade e empoderamento são necessários para incentivar as futuras gerações. Já enfrentei diversos desafios, mas tento não focar nisso e sim no que me motiva. A minha missão é resolver o problema do cliente, quero que ele saia daqui satisfeito e contente. Temos outras demandas em casa, como a responsabilidade de cuidar da minha família, então o dia a dia é desafiador, mas muito gratificante, ainda mais quando penso que estamos levando Saneamento Básico e qualidade de vida para à população”, diz Amanda.


A auxiliar administrativa da Esap, Mônica da Silva, tem 36 anos, e fala orgulhosa sobre tudo que conquistou em sua vida com o esforço do seu trabalho. Depois de ter trabalhado em um supermercado e uma padaria da cidade, em horários onde não era possível ficar muito tempo com seus dois filhos, ela resolveu buscar uma mudança de vida. “Faz 9 anos que estou na Esap, entrei como auxiliar geral, fazia leitura, ajudava nos outros setores também e há 3 anos sou responsável pelo almoxarifado e tenho orgulho de fazer parte do time. Nesse meio tempo, me formei em um curso superior e sempre que bate um desânimo, olho para tudo o que conquistei sozinha, sendo mãe e fico muito realizada. Faço parte dessa evolução de oferecer saneamento básico aos moradores, me sinto muito feliz e realizada. Mal posso esperar para contar aos meus netos que fiz parte da universalização do esgoto na cidade”, conta.


Márcia Aparecida da Silva, de 35 anos, trabalha com atendimento ao cliente na Esap, empresa que há 11 anos à acolheu. “Entrei como leiturista e, em 2013, fui para o setor de atendimento onde me encontrei. Acho importante a representatividade e o espaço que cada vez mais estamos alcançando. Muitas pessoas não conseguem lidar com os problemas que alguns moradores enfrentam, então é um serviço desafiador, mas procuro sempre entender os casos e com dedicação para resolver de forma rápida e prática. Quando a empresa assumiu os serviços me despertou a vontade de fazer parte da equipe. E logo que cheguei percebi o clima familiar entre os colaboradores, somos super próximos. Recentemente, perdi minha mãe para a Covid-19 e encontrei nos meus colegas de trabalho o apoio necessário para superar o luto. São nessas horas que realmente vemos quem está do nosso lado, sou muito grata pelo time Esap”, complementa.


 Saiba mais sobre os trabalhos realizados pela Esap no site www.igua.com.br/esap.

voltar