RETROSPECTIVA 2021: conheça as principais ações implantadas no saneamento de Palestina | ESAP

Notícias

RETROSPECTIVA 2021: conheça as principais ações implantadas no saneamento de Palestina

RETROSPECTIVA 2021: conheça as principais ações implantadas no saneamento de Palestina

27 de January de 2022

Você sabe o que realmente faz uma grande diferença no dia a dia de uma cidade? O que é primordial para o bem-estar da população e desenvolvimento sustentável?


As respostas para essas perguntas estão diretamente ligadas ao saneamento eficaz e pautam a rotina dos colaboradores da Esap, empresa do Grupo Iguá e da Aviva Ambiental.


Os assuntos ligados aos serviços de água e esgoto fazem parte do cotidiano de todos e são essenciais para a qualidade de vida e crescimento de um município. 


“Temos muito orgulho de todas as realizações de 2021 e nossa equipe está pronta para enfrentar os desafios deste novo ano com comprometimento e vontade de construirmos, juntos, uma cidade cada vez mais desenvolvida e sustentável. Nosso principal objetivo é a construção do sistema de esgotamento sanitário em Boturuna, atingindo assim a marca da universalização com 100% de esgoto coletado e tratado”, explica o diretor operacional da Esap, André Scanavini.


Confira os 6 fatos mais importantes de 2021 em saneamento em Palestina :


1 – Água


  • Reforma no Sistema Bento Ferraz com a retomada e reativação de mais um poço no local, aumentando de 73 para 203 mil litros de água. Mais de 3 mil moradores foram beneficiados.

 

  • Instalação de um reservatório no bairro Cohab, otimizando a distribuição e elevando a capacidade de 45 para 150 mil litros e implantação de aproximadamente 350 metros de rede para interligar o bairro São Judas com o Centro.

 

  • Interligação do poço do Recinto no reservatório Bento Ferraz, passando dos 10 mil para 24 mil litros por hora de armazenamento.


  • Importante: todos os investimentos em melhorias nos sistemas de água fazem parte do plano de contingência de combate à estiagem da Esap.


2 – Reconhecimento


  • A Esap foi reconhecida pela excelência na edição de 2021 do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) - a única premiação do mundo voltada à gestão ambiental no setor, considerada a principal do país.


  • Palestina foi referência no índice de perda de água no Panorama da Participação Privada no Saneamento, que traz os principais números das operações privadas do país, chegando a 11%.


3 – Investimentos em esgoto


  • Foram instalados 850 metros de rede interligando o final da Rua Siqueira Campos até à Elevatória do Jardim Amélia, levando os resíduos gerados pelos moradores daquela localidade, que conviviam com fossa séptica, para a Estação de Tratamento Piau.


4 – Solidariedade


  • Foram entregues mais de 50 cestas básicas para as instituições Paróquia São João Batista, Casa Espírita Amor e Caridade, Lar dos Idosos e alguns moradores dos distritos de Duplo Céu e de Jurupeba. Esta iniciativa faz parte do Programa Voluntariguá.


5 – Pessoas


  • Em novembro, colaboradores da Esap receberam o projeto Viva Visão, uma parceria do Grupo Iguá com o Instituto Ver & Viver. Cerca de 15 funcionários foram convidados a participar do Ciclo Completo da Correção Visual, incluindo triagem inicial para identificar necessidades, consulta com oftalmologista, exame de refração, escolha da armação e entrega dos óculos, que deve acontecer no prazo de trinta dias – tudo custeado pela companhia.


6 – Meio ambiente


  • No Dia da Árvore e no Dia Mundial do Meio Ambiente foram doadas mudas de árvores nativas da região para a escola municipal Áurea Soares Sonego, no distrito de Duplo Céu, e foi realizado um plantio na área da Estação de Tratamento de Esgoto Jurupeba.


  • Todas essas ações integram o plano estratégico de Sustentabilidade do Grupo Iguá, denominados de SERR - Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.


Novas realizações em 2022


●       Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Boturuna.


●     Novo emissário de seis quilômetros para levar todo esgoto produzido na cidade de Palestina até a Estação de Tratamento de Esgoto Piau.


●       Novo poço na Cohab.

voltar