UNIVERSALIZAÇÃO: Esap inicia operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Boturuna | ESAP

Notícias

UNIVERSALIZAÇÃO: Esap inicia operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Boturuna

UNIVERSALIZAÇÃO: Esap inicia operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Boturuna

26 de July de 2023

A Esap, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, avança nos serviços de água e esgoto com a finalização das interligações dos imóveis de Boturuna na rede coletora, tubulações que levam o esgoto gerado até a Estação de Tratamento inaugurada no mês de abril. 

Com essa estação em plena operação, e somando com as outras três ETEs já construídas na cidade (Piau, Duplo Céu e Jurupeba), Palestina alcança a universalização com 100% de água e esgoto tratados.

“Estamos muito orgulhosos de mais esta grande entrega. Outro dado que comprova a notoriedade da Esap pode ser visto no último ranking do saneamento da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), divulgado em 2021: apenas 23 municípios de pequeno porte do Brasil atingiram a universalização com acesso de 100% à água e esgoto tratados. Com esta inauguração Palestina integra este grupo”, comemora o diretor geral da Esap, Luís Guilherme Bizelli.

Relação de confiança e respeito

Os moradores do distrito não tiveram custo nesta etapa, já que foi firmado uma parceria com a Prefeitura de Palestina para oferecer de forma gratuita esse serviço de interligação como um compromisso de responsabilidade social.

Agora, os moradores começaram a receber as faturas com a taxa de esgoto. “Além da construção da ETE, também construímos uma relação de transparência e respeito com cada morador. Nós realizamos encontros de casa em casa para explicar todo o processo de forma clara e transparente. O resultado foi fantástico: fomos muito bem recebidos e todos estão entendendo que essa taxa é para manutenção do sistema de esgotamento sanitário que foi construído para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessa localidade”, explica Bizelli.

O senhor Alécio Colognesi, de 76 anos, morador de Boturuna desde 1955, sempre apoiou a construção desde o início e sabe o quanto o tratamento de esgoto vai melhorar a vida dele e das futuras gerações. “Todos nós ganhamos com essa novidade. Nosso distrito vai prosperar”, comentou.

Entenda como funciona a ETE Boturuna

O processo de tratamento para transformar o esgoto em água limpa é longo e complexo. Entenda como funciona em seis tópicos:

1.        A primeira etapa é o tratamento preliminar, composto com um conjunto de gradeamento, que retém sólidos como pedaços de plástico, madeira e brinquedos descartados na rede.

2.  Na sequência, o esgoto é destinado ao distribuidor de vazão, onde inicia o tratamento biológico nos tanques de aeração. Nessa etapa ocorre a formação do lodo ativado e as decomposições biológicas dos poluentes.

3. Depois, o decantador lamelar realiza a separação do lodo e do efluente já clarificado.

4.        O lodo é armazenado no leito de secagem com blocos drenantes, que permite que o efluente transcorre para o fundo do filtro.

5.        Já o efluente clarificado segue para o tanque de desinfecção, onde entra em contato com um agente desinfetante à base de cloro para eliminação dos coliformes.

6.        Por último, o esgoto tratado segue o seu destino final.

Para saber mais sobre os trabalhos da Esap, acesse www.igua.com.br/esap
voltar