VOCÊ SABIA? Esap esclarece como é feito o descarte dos resíduos sólidos retirados das estações de tratamento de esgoto | ESAP

Notícias

VOCÊ SABIA? Esap esclarece como é feito o descarte dos resíduos sólidos retirados das estações de tratamento de esgoto

VOCÊ SABIA? Esap esclarece como é feito o descarte dos resíduos sólidos retirados das estações de tratamento de esgoto

21 de maio de 2024


Todo esgoto gerado pelos moradores de Palestina e seus distritos é destinado para ser tratado em quatro estações de tratamento de esgoto: Piau; Duplo Céu; Jurupeba; e Boturuna. Essas instalações são mantidas pela Esap, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental.


O que muita gente não sabe é que existe um processo muito importante antes de começar as etapas de tratamento: o gradeamento primário, onde ocorre a retenção dos resíduos sólidos indevidamente lançados na rede como fraldas, papel higiênico, restos de alimentos, madeiras e plásticos em geral.


Depois de retido, a Esap faz o manejo para secagem desse material e faz o descarte correto, seguindo as orientações dos órgãos ambientais.


Segundo a gerente operacional da Esap, Renata Ferrarese, esse trabalho de coleta e tratamento de esgoto é muito importante e um compromisso da concessionária de proporcionar saúde e qualidade de vida para a população e cuidado com a preservação dos córregos que cortam a cidade.


Curiosidades


● São geradas aproximadamente nove toneladas (9 mil quilos) de resíduos todos os meses em Palestina.

● A alta quantidade e diversidade de resíduos descartados no esgoto, como papel higiênico, preservativos, garrafas pets, restos de comida e sacolas plásticas, exige uma limpeza diária dos gradeamentos das ETEs.

● Essa prática evita danos às bombas e tubulações, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e para a eficiência do processo de tratamento de esgoto.



Saiba mais sobre os trabalhos realizados pela Esap no site www.igua.com.br/esap.

voltar