Consumo de água aumenta no período do verão | Águas Piquete

Notícias

Consumo de água aumenta no período do verão

Consumo de água aumenta no período do verão

13 de janeiro de 2021


 

 Com a chegada do verão, há um aumento no consumo de água devido às altas temperaturas, o que pode ocasionar muitas vezes desperdícios. Diante disso, por meio da conscientização e a mudança de atitudes, é possível reduzir o consumo em excesso, contribuindo para a economia da conta de água no final do mês e com a preservação dos recursos hídricos.

 

Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – “Água para um Mundo Sustentável”, o consumo da água cresceu duas vezes mais do que a população nas últimas décadas, estima-se que até 2030 o mundo deve alcançar um déficit de 40% no abastecimento de água.

 

Em Piquete, a Águas Piquete, empresa responsável pelo abastecimento no município, orienta a população sobre algumas atitudes simples no dia a dia que ajudam a evitar os desperdícios. “Para evitar a perda de água, é importante conhecer os hábitos de consumo e entender quais são os fatores que podem impactar no volume consumido, um exemplo prático é o uso do chuveiro, que é responsável por mais de 30% do volume de água usado mensalmente em uma casa. Reduzir em cinco minutos o tempo no banho, pode significar uma economia de 1.350 litros de água ao final do mês”, explica o diretor da Águas Piquete, Mateus Banaco.

 

A concessionária também ressalta outras medidas que contribuem para um consumo consciente como: Não lavar carros ou calçadas com mangueiras, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava as louças, regular a válvula ou caixa de descarga periodicamente para evitar vazamentos, fechar bem as torneiras, entre outras ações.

“O consumo consciente de água é importante para o futuro do planeta, mas também tem reduções imediatas no bolso dos clientes. Muita água é desperdiçada em atividades corriqueiras no cotidiano das casas, por isso tomar esses cuidados fazem toda a diferença para a preservação desse bem tão precioso” acrescenta Banaco.

voltar