Entenda como preservar as fontes naturais de água | Águas Piquete

Notícias

Entenda como preservar as fontes naturais de água

Entenda como preservar as fontes naturais de água

10 de February de 2021



 

De acordo com a ANA (Agência Nacional das águas), no Brasil, 70% das reservas hídricas do país se concentram na Amazônia, devido a essa aparente abundância, o recurso é tratado como se não fosse acabar. Entretanto, a água é uma fonte finita e por isso a importância de preservar rios e nascentes.

 

Nos últimos anos, o desmatamento das matas ciliares e o uso inadequado do solo tem contribuído para a diminuição dos volumes e qualidade da água. Por isso, proteger os mananciais é tão importante para garantir a manutenção da vida e o bem-estar social, visto que, a água responsável por abastecer as cidades, origina-se dos mananciais.

 

Consciente disso, a Águas Piquete, concessionária responsável pelo abastecimento de água no município, destaca a importância da preservação dos recursos hídricos e seu uso consciente.

 

“As nascentes são os locais onde a água aflora naturalmente e por se tratar do início do curso da água, a sua conservação é fundamental. O cuidado com o local pode ser feito por meio da proteção da vegetação ao redor, pois ajuda a proteger o solo e evita a evaporação excessiva das águas. Além disso, não se deve descartar de lixo próximo a essas áreas, já que os resíduos podem contaminar a água” explica o diretor da Águas Piquete, Mateus Banaco.

 

A Águas Piquete vem ao longo dos anos realizando ações de conscientização nas escolas do município sobre o consumo racional da água, incentivando a preservação dos mananciais como forma de garantir um acesso sustentável à água potável de qualidade, e explicando o funcionamento de todo processo de captação e distribuição.

 

“Temos compromisso com a segurança hídrica no município, para que todos tenham acesso a água tratada e de qualidade sem prejudicar o meio ambiente. Entretanto, a população precisa se conscientizar que zelar pelo uso racional da água, é um dever de todos. Desenvolver hábitos sustentáveis no dia a dia, como economizar a água, não demorando ao tomar banho, fechando bem as torneias e reutiliza-la para limpar áreas externas e internas, são ações que contribuem com a preservação do meio ambiente” acrescenta Banaco.



voltar