Instalações Hidráulicas suspensas ajudam a economizar água | Águas Piquete

Notícias

Instalações Hidráulicas suspensas ajudam a economizar água

Instalações Hidráulicas suspensas ajudam a economizar água

10 de maio de 2021

Economizar na conta de água no final do mês é um desejo de muitas famílias, entretanto, os vazamentos de água nas tubulações podem trazer prejuízos que vão além do aumento da conta, mas também geram desperdícios e podem causar problemas na estrutura do imóvel, afetando paredes e pisos.

 

Segundo o Instituto Trata Brasil, estima-se 38% da água tratada seja desperdiçada, o equivalente a 7 mil piscinas olímpicas cheias. Essas perdas são causadas por vazamentos internos e externos ou ligações ilegais na rede de distribuição.

 

Diante desse cenário, a Águas Piquete, empresa de saneamento responsável pelo abastecimento de água no município, orienta os moradores que estão reformando ou construindo imóveis, a utilizarem instalações de água suspensas, que passem pelas paredes ou telhados, ao invés das subterrâneas.

“As instalações hidráulicas aéreas possibilitam identificar possíveis vazamentos internos e ocultos de maneira mais rápida, ao contrário das tubulações subterrâneas, em que a identificação do problema pode ser mais demorada e difícil de realizar o reparo” explica o diretor operacional da Águas Piquete, Sérgio Bovo.

 

Segundo Bovo, os imóveis que possuem instalações hidráulicas subterrâneas, é importante que o consumidor faça a revisão e mantenha uma boa manutenção, como forma de se prevenir dos possíveis vazamentos internos.

 

A Águas Piquete ainda orienta os cidadãos sobre algumas atitudes que ajudam a identificar os possíveis vazamentos internos de água:

- Feche bem as torneiras, chuveiros e não utilize vasos sanitários, na sequência confira a medição do hidrômetro, se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, então poderá estar ocorrendo algum tipo de vazamento;

- Observe a caixa d’água, feche o registro de saída do reservatório e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível de água. Aguarde uma hora e verifique o nível da água, caso tenha baixado, poderá estar ocorrendo vazamento;

- Caso a tubulação passe por dentro da parede, faça o teste da batida e procure por um som diferente. Um vazamento na parede pode ocasionar manchas de mofo e mudanças na coloração das paredes.

 

Em caso de dúvidas ou mais informações, os clientes podem entrar em contato com a Águas Piquete pelos canais de atendimento 0800 202 0120, Whatsapp 17-99641-3259 ou acessar o guia de orientações de como identificar vazamentos internos de água pelo site www.iguasa.com.br/piquete.


voltar